Peregrinação pelos Vinhedos da Europa



Uma boa notícia para os turistas do vinho. Os caminhos pelos antigos vinhedos europeus foram reconhecidos oficialmente, esta semana, como Itinerários Culturais do Conselho Europeu, do qual fazem parte famosos percursos como o Caminho de Santiago de Compostela e a Rota dos Fenícios.
Os vinhedos estão espalhados por países do Continente Europeu. Na lista estão: a região de St. Emilion na França, Wachau na Áustria, o Alto Douro em Portugal, o Vale do Loire na França, as Cinco Terras e Val d’Orcia na Itália, o Vale do Reno na Alemanha, entre outros, muitos dos quais fazem parte dos Patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Adoro a idéia de percorrer a pé os caminhos entre os vinhedos. É uma forma saudável de entrar em contato com a natureza, com a cultura e a história da população local, de ver belas paisagens, conhecer antigas edificações, visitar cantinas, degustar vinhos, as delícias da culinária regional e ao mesmo tempo se exercitar.
Nada de pressa durante estes passeios, faça o seu ritmo. Aja como os antigos peregrinos: use roupas e sapatos confortáveis, leve água, algo para matar a fome e uma toalha para estender no chão e repousar na sombra de uma árvore...

Eu já esperava alguma iniciativa neste sentido.
Freqüento as regiões produtoras de vinhos da Itália há alguns anos. No passado, as pessoas se limitavam a percorrer as estradas de carro e entrar nas cantinas para comprar ou degustar alguns vinhos, mas nestes últimos tempos tenho cruzado com muitos peregrinos. As pessoas compreenderam como é agradável e educativo caminhar entre as vinhas. Foi assim que aprendi sobre as diferenças de qualidade entre os vinhedos no que diz respeito à exposição solar, inclinação do terreno, tipo de solo e espaçamento entre as videiras.

Se você tiver como guia um enólogo ou um conhecedor do assunto, poderá aproveitar muito mais o passeio. Ele poderá explicar os detalhes deste interessante mundo e te ajudará a relacionar o que viu percorrendo as plantações e as cantinas, com o resultado obtido nos vinhos produzidos.

Na hora de degustar e apreciar a culinária local não se preocupe, pois você acaba perdendo as calorias ingeridas a mais durante as caminhadas!

Saiba Mais
O projeto é promovido por uma associação internacional conhecida como Inter Vites, com sede em Sambuca na Itália, que reúne representantes das principais zonas vinícolas da Europa. O desenvolvimento do projeto é conduzido por um time de especialista em diversas áreas: arqueólogos, arquitetos especializados na construção de cantinas, enólogos e experts em enoturismo. Mais detalhes podem ser obtidos no site: http://www.cittadelvino.it/.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso