Os melhores Vin Santo são levemente adocicado e com alta concentração de álcool, cor amarelo dourado ou âmbar, com aroma muito intenso e persistente de frutos secos, mel e especiarias. Na época da colheita, os agricultores colocam de lado os melhores cachos de uvas (tradicionalmente Malvasia, Trebbiano, San Colombano) para fazê-los murchar. Após um longo período de secagem, as uvas são levemente prensadas e vinificadas. O vinho repousa depois por um longo período, que vai de três a dez anos, sem serem tocados, em barris de madeiras especiais.

A qualidade deste vinho depende de muitos fatores: do tipo de uva, do tempo de secagem, da fermentação e do tempo de envelhecimento.



Características do Vin Santo del Chianti

Uvas Utilizadas: Trebbiano Toscano e/ou Malvasia (70-100%).
Vinho doce com cor variando de amarelo claro a dourado. Aroma intenso.
Sabor doce, aveludado e equilibrado.
Apresentar teor alcoólico alto (mínimo 15,5 %).
Pode ser consumido após longo envelhecimento.

Segue o esquema do processo de produção:



Saiba Mais

Há várias hipóteses a respeito da origem do Vin Santo. Uma refere-se a um frade que distribuía este tipo de vinho aos doentes com efeitos terapêuticos positivos. O vinho ficou então conhecido como Vin Santo pelo poder de cura. Outra relaciona o ciclo de produção do vinho com o calendário de festas religiosas. O início da fermentação com o dia de todos os santos e o seu final com o dia de Natal.

Existem vários tipos de Vin Santo. Os mais prestigiados são: Vin Santo del Chianti e suas subzonas: Colli Aretini, Colli Fiorentini, Colli Sebesi, Colline Pisane, Montalbano, Montespertoli, Rufina, Vin Santo del Chianti Clássico e Vin Santo de Montepulciano.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

1 comentários:

  1. Luck Veloso disse...

    Olá Adriana, bacana conhecer este blog, recebi o release através da Mariana da Ecco e acompanharei a partir de agora, sorte e sucesso!  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso