A Grappa deve ser servida gelada?



A Grappa, destilado italiano de bagaço de uva, deve ser servida, preferencialmente, entre 15 e 18 graus. Quando optamos por bebê-la gelada, ela perde uma série de características aromáticas e o sabor fica menos evidente, ressaltando alguns pontos negativos. Mesmo assim, muitos consumidores preferem a bebida gelada por achar que ela se torna mais agradável.

A Grappa não é uma bebida fácil por causa de seu alto teor alcoólico, mas se você quiser realmente aprender a degustá-la, recomendo que comece com pequenas doses na temperatura indicada (15 a 18 graus). Se não conseguir, experimente outros tipos de grappas - existe uma grande variedade disponível no mercado. Algumas são produzidas com um só tipo de uva, que vem, normalmente, indicada no rótulo, como Nebbiolo, Sangiovese, Lagrein, Prosecco, Moscato, entre outras. Outra diferença está na destilação e no envelhecimento: as melhores são produzidas lentamente e, algumas vezes, passam por um período em barris de carvalho.

Produtores importantes usam parte do bagaço retirado após a fermentação dos vinhos para produzir Grappas que levam o nome da vinícola. Na Itália, existem várias destilarias que podem fazer este trabalho para eles, como as da cidade de Bassano del Grappa, no Veneto.

Bassano del Grappa

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso