A prática da enologia é muito antiga na Basilicata. Escavações arqueológicas encontraram videiras datadas do século VIII a.C. A Uva Aglianico foi introduzida nesta região durante o período de colonização dos gregos. Ela se desenvolveu muito bem, principalmente nos terrenos vulcânicos que se situam entre 200 e 500 m acima do nível do mar, na Colina de Vulture. O vinho Aglianico del Volture é o único DOC da Basilicata e é produzido com Uvas Aglianico cultivadas nesta colina.
Características
Uvas utilizadas: Aglianico (100%);
Vinho tinto de cor vermelha de intensidade média, tendendo ao granada com o envelhecimento. Aroma vinoso, delicado, com notas de morango e framboesa.
O sabor é seco, elegante, que se torna mais aveludado com o envelhecimento.
Teor alcoólico mediano (12-13%).
Pode ser consumido, geralmente, em até 10 anos da safra.
Se o vinho envelhecer por pelo menos três anos, em barris de carvalho, antes de ser colocado à venda, pode receber o título de Vecchio e se o período for de no mínimo cinco anos pode ser chamado de Riserva.
Sugestão de Vinho
Gosto muito dos vinhos produzidos por Elena Fucci. Ela é a enóloga responsável por uma pequena vinícola em Barile, na Basilicata, que leva seu nome. Eles trabalham somente com Uvas Aglianico. Se você tiver oportunidade, prove o Aglianico del Vulture Titolo DOC desta produtora. Recomendo as safras 2005 ou 2006.
Saiba Mais
O Aglianico del Vulture possui DOC desde 1971.
A uva deste vinho é da mesma espécie usada na produção do famoso Taurasi, da região da Campania.
Galeria de Fotos
Algumas fotos de Maratea e Matera, na Basilicata.
Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br
Marcadores: Aglianico, basilicata, italiano, vinho tinto, Vulture
Bela matéria,
Parabéns, por coincidência, meu avô materno era de Latronico, Basilicata potensa.
Eduardo.