Características
Uvas utilizadas: Cabernet franc, Cabernet sauvignon, Merlot e/ou Marzemino.
Vinho tinto de cor vermelha tendendo ao granada. Aroma agradável, levemente herbáceo, tormando-se mais intenso com o envelhecimento.
O sabor é seco, harmonioso, frutado, cheio de corpo e com taninos na medida certa.
Costumam apresentar teor alcoólico médio (13%).
O período mínimo para envelhecimento, antes de ser colocado à venda, é de 2 anos, destes 6 meses em tonéis de madeira.
Este vinho tem capacidade para envelhecimento (mais de 10 anos da safra).

Vinhos à Venda no Brasil
O meu preferido é o Colli di Conegliano Rosso DOC “Ser Bele” Sorelle Bronca. A safra de 2005 ganhou 3 bicchieri no Gambero Rosso de 2009 (premiação máxima para um vinho). Ele não chega ao Brasil há alguns anos. Espero que as importadoras voltem a trazê-lo, bem como os outros excelentes vinhos da produtora Sorelle Bronca...

Saiba Mais
O Colli di Conegliano Rosso possui DOC desde 1993. Na mesma regulamentação também está descrita a norma para Colli di Conegliano Bianco (vinho branco,) produzido com pinot bianco e/ou chardonnay e sauvignon e/ou riesling renano, e para Colli di Conegliano.

Sobre a Produtora Sorelle Bronca
Tive o prazer de conhecer as irmãs Bronca em 2003. Na ocasião, fiz uma visita à cantina, que fica em Colbertaldo di Vidor, na via Martiri, 20.
Fui recebida pelas irmãs Antonella e Erselina Bronca e por Elisa, filha de Erselina, enóloga formada em Pavia.



Elas me explicaram todo o processo de produção do prosecco e acompanhei o engarrafamento do Prosecco di Valdobbiadene DOC Spumante Brut.



Degustei, naquela manhã, Prosecco di Valdobbiadene: Brut, Extra Dry e “Particella 68”, o mais prestigiado da produtora, com uvas oriundas de um vinhedo muito especial.
Depois passamos para o branco: Colli di Conegliano Bianco DOC "Delico", o tinto: Colli Trevigiani Rosso I.G.T “Ardesco” e fechamos com chave de ouro com o Colli di Conegliano Rosso DOC “Ser Bele”.
Saí de lá muito impressionada com o cuidado e com a paixão do trabalho produzido por aquelas mulheres. Em 2005, conheci Piero, marido de Antonella, que trabalhava na divulgação do “Ser Bele”. Dava para perceber o carinho especial que ele tinha por aquele vinho (seus olhos brilhavam enquanto ele falava dos progressos). Fiquei satisfeita em saber que tanto esforço está sendo recompensado!

Links
Produtor Sorelle Bronca: http://www.sorellebronca.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso