Capichera Assajè IGT Sardegna



Experimentei o vinho tinto Capichera Assajè IGT Sardegna 2006 por indicação da Enoteca La Mia Crota, localizada na cidade piemontesa de Biella, na Itália.
Fiquei impressionada com o Assajè; ele possui cor vermelho rubi com reflexos violeta, uma vasta gama de aromas, que vão de eucalipto e rosas a frutas vermelhas e especiarias. Na boca é extremamente equilibrado. O vinho é produzido somente com Uvas Carignano e não passa por envelhecimento em madeira.
Também me encantou a filosofia de trabalho dos produtores. Desde o início dos anos 70, a cantina Capichera tem como objetivo produzir vinhos elegantes, de nível internacional, utilizando exclusivamente vinhedos autóctones da Sardegna em pureza e que mantenham as características da uva e do ambiente.
Isto pode parecer comum nos dias de hoje, mas para a época era uma meta arrojada e inovadora.
Para conseguir bons resultados, os vinhedos foram cuidadosamente selecionados e conduzidos para obter o máximo de qualidade e de tipicidade.
Segundo os proprietários, respeitar a tradição não significa ficar parado no passado, mas estar à altura de poder transmitir com seus próprios produtos a sensação da natureza do local, desfrutando o que há de mais moderno em tecnologia.

Sobre a Uva Carignano



É uma uva de origem incerta. Algumas teses falam que ela foi introduzida na região pela Espanha, França ou Tunísia e devido à sua resistência a climas com ventos fortes e escaldantes, ela se deu muito bem na Sardegna.
É neste terreno particular, cheio de pedras, com ventos quentes provenientes do mar que o vinhedo de Carignano cresce enriquecendo-se de aromas intensos e persistentes.

Links
Capichera: http://www.capichera.it/
La Mia Crota: http://www.lamiacrota.it/

Autora: Adriana Grasso
ontato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso