Tipos de Tartufo

Tartufo Bianco, nome científico tuber magnatum pico:



Conhecido também como Tartufo d 'Alba ou do Piemonte, pois cresce em abundância nesta região (Langhe e Monferrato). Pode ser encontrado em quantidades reduzidas em algumas áreas da Itália Central e no Sul da França. O Tartufo Bianco tem um aspecto globoso, com depressões numerosas e é muito irregular. Apesar desta característica, sua superfície externa é lisa e ligeiramente aveludada. Sua cor varia entre o ocre pálido e o creme escuro: em alguns casos, adquire colorações esverdeadas. O interior pode ser branco ou amarelo cinzento com alguns filetes brancos. Seu perfume é agradavelmente aromático e diferente de toda a espécie restante. Vive em simbiose com carvalhos e outras árvores da região e, muito raramente, se encontra perto de outro tipo de tartufo. O Tartufo Bianco precisa, para nascer e crescer, de terras particulares e de certas circunstâncias climáticas: a terra deve ser macia e úmida durante grande parte do ano e deve ser rica em cálcio e com boa circulação de ar. Todas estas características fazem do tartufo bianco o mais raro, precioso e procurado tartufo. É colhido de setembro a dezembro.

Tartufo Nero, nome científico tuber melanosporum vitt:



Conhecido também como Tartufo di Norcia, di Spoleto ou Truffe de Perigord. Há um aspecto homogêneo com verrugas em forma de polígonos. Sua cor externa é escura, mas o interior é claro e seu perfume é intenso e aromático. Cresce em colinas e montanhas em simbiose com árvores de nozes e avelãs. Depois do Tartufo Bianco, é considerado o mais precioso em nível comercial. O período de colheita é de dezembro a março.

Tartufo Bianchetto, nome científico tuber borchii vitt:



É um tartufo muito procurado na Toscana, Emilia-Romagna e em Marche, mesmo tendo um valor comercial muito inferior ao Tartufo Bianco. Pode ser confundido com ele porque possui as mesmas características de irregularidade e cor mas, quando maduro, se torna mais escuro e mais fácil de ser reconhecido. Por fora, passa de uma coloração clara durante o crescimento e escurece à medida que amadurece. O aroma é a característica que o melhor diferencia do Bianco, pois é nauseante. Cresce em terrenos calcários dos bosques. O período de colheita é de janeiro a março.

Tartufo Nero Invernale, nome científico tuber brumale vitt:



Pode ser confundido com o Tartufo Nero porque divide o mesmo habitat e o mesmo tipo de plantas para simbiose. Sua superfície é cheia de verrugas e possui cor escura e perfume de noz moscada. Cresce durante o Inverno e em climas temperados. Seu valor comercial é cerca de metade do Tartufo Nero.

Tartufo Estivo ou Scorzone, nome científico tuber aestivum vitt:



Pode chegar a dimensões incríveis e é muito similar ao Tartufo Nero. Sua superfície possui verrugas piramidais e cor escura. O perfume é aromático e intenso. Distingue-se do Tartufo Nero porque seu interior não escurece com a maturação, mas assume uma coloração amarelo escura. Cresce em terrenos arenosos e argilosos em bosques. É muito apreciado e usado na produção de molhos. O período da colheita é de maio a dezembro.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso