Pinot Grigio/Pinot Gris


Acredita-se que a uva Pinot Gris, seja uma mutação da Pinot Noir, pois ela tem uma casca mais escura que o normal para uma uva branca.

A cor dos vinhos produzidos com Pinot Gris é geralmente mais carregada que a maioria dos vinhos bancos. Uma exceção acontece com a versão italiana, a Pinot Grigio, que faz vinhos bem mais claros.

Essa variedade de uva é cultivada na Itália, Alemanha – onde é conhecida por Ruländer or Grauburgunder - França, Nova Zelândia, Estados Unidos e em muitos outros países.

Na Itália, as melhores expressões da uva Pinot Grigio estão no nordeste, desde o Trentino, Alto-Adige, passando pelo Veneto, até Friuli.

Um bom Pinot Grigio deve ser leve e refrescante – característica que o está ajudando a se tornar muito conhecido nos últimos anos.

Os vinhos Pinot Gris/Pinot Grigio têm aroma delicado, levemente floral, com notas cítricas de limão. Dependendo do estado de maturação da uva e da técnica de vinificação, o vinho Pinot Gris pode ser de leve a muito rico, redondo e encorpado.

Quando é feito num estilo apropriado, pode até envelhecer bem, mas, no geral, é um vinho para se tomar ainda jovem.

Vale a pena ressaltar que, devido à alta produção de Pinot Grigio na Itália, sua qualidade pode variar bastante. Dessa forma dê preferência aos produtores renomados da região de Friuli e do Trentino, que dedicam uma atenção especial na sua vinificação.

Outras regiões que merecem destaque são:

. Alsácia, na França - onde se faz um Pinot Gris bem interessante, mais pesado e escuro que os exemplares italianos e que podem ser guardados entre cinco e oito anos, período em que adquirem uma riqueza defumada e condimentada;

. Nova Zelândia - onde se produz um vinho bem frutado e com um caráter mineral que o torna inconfundível. Seu sabor é mais fresco que o do Pinot Gris da Alsácia, apesar de terem a mesma textura viscosa.
Existem vinícolas nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia, que estão dedicando esforços crescentes para produzir bons Pinot Gris. Muitas vinícolas do Oregon também tiveram resultados satisfatórios e estão aumentando a produção de Pinot Gris. Desta forma, podem-se esperar bons vinhos vindos dessas regiões nos próximos anos.

Em termos de harmonização enogastronômica, os vinhos Pinot Grigio italianos vão bem como aperitivo e para acompanhar pratos leves, principalmente à base de peixe.

O Pinot Gris da Nova Zelândia fica excelente tanto sozinho quanto com pratos leves, como uma massa com molho de tomate e manjericão. Também é uma boa alternativa ao saquê, para acompanhar sushi e sashimi.

O Pinot Gris da Alsácia, que é um pouco mais encorpado, combina com peixes, carnes brancas, pratos à base de trufas e com fígado de ganso.

Vídeo com Adriana Grasso falando sobre a uva Pinot Grigio/Pinot Gris em seu programa na allTV:

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso