Visita ao Vinitaly - Parte 5

No estande do Grupo Santa Margherita, que detêm as marcas Sassoregale e Lamole di Lamole, encontrei o sempre simpático Bruno Zaratin.
Ele me contou que o Grupo está investindo ainda mais na Vinícola Lamole di Lamole e, para sinalizar estas mudanças, os vinhos já ganharam novos rótulos.



Quanto à qualidade, não tem o que falar... Eles são impecáveis na produção de Chianti Clássico!



A Tenuta Sasseregale também vai bem. Eles começaram com vinificação de Sangiovese (que tinha ótima aceitação no mercado brasileiro) e agora estão com Syrah e Merlot, todos comercializados como Maremma Toscana IGT.

Dei uma olhada na Tenute Sella&Mosca, da Sardegna.



Eles produzem bons vinhos brancos, como Terre Bianche Alghero DOC, de Uvas Torbato, e Monteoro Vermentino di Gallura DOCG, de Uvas Vermentino.



Mas o grande destaque é um vinho tinto feito com Cabernet Sauvignon: o premiadíssimo Marchese di Villamarina DOC.

Visitei o estande do Il Borro duas vezes.



A primeira foi para cumprimentar Salvatore Ferragamo, sempre muito atencioso.
Depois voltei para conversar com Laura Bacci, que me contou as novidades: o início da exportação do vinho branco Lamerlle, de Uvas Chardonnay; a criação da grappa Il Borro; e a abertura, para visitação, de algumas obras da Coleção Privada de Ferrucio Ferragamo numa exposição chamada Vino e Arte Raccolta di Incisione, que ficará disponível até 31 de maio de 2009.



Eles adquiriram recentemente a propriedade Castiglion del Bosco, em Montalcino, na Toscana, que possui um luxuoso hotel e uma vinícola que produz Brunellos, como Campo del Drago e Castiglion del Bosco, Rosso di Montalcino e um Toscana IGT chamado Dainero, composto por Merlot e Sangiovese.



No local que eles ocupavam no Vinitaly, de um lado estavam expostos os produtos do Il Borro e do outro os vinhos do Castiglion del Bosco.

Passei pelo estande da Tenuta J. Hofstätter, produtor do Alto Adige. Eles possuem uma das mais modernas e bem montadas Cantinas da Província de Bolzano.



Gosto muito dos vinhos brancos que eles fazem com uvas Gewürztraminer, principalmente o Alto Adige Gewürztraminer Kolbenhof, e do vinho tinto Alto Adige Lagrein.

Por indicação de vários amigos italianos, passei para conhecer os vinhos da Azienda Agrícola Gulfi, da Sicília. Fui recebida por Mario Castagna. A especialidade da Cantina é Nero d’Avola e eles possuem vinhedos em localizações muito privilegiadas, alguns com videiras de mais de 40 anos!



Entre os destaques estão Neromaccarj e Nerosanlorè, ambos de Uvas Nero d’Avola.

Links
Castiglion del Bosco: http://www.castigliondelbosco.com/
Il Borro: http://www.ilborro.it/
J. Hofstätter: http://www.hofstatter.com/
Gulfi: http://www.gulfi.it/
Lamole di Lamole: http://www.lamole.com/
Sassoregale: http://www.tenutasassoregale.com/
Sella&Mosca: http://www.sellaemosca.com/
Vinitaly: http://www.vinitaly.com/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso