Vinitaly – Cantine Due Palme

Resolvi dedicar uma postagem para a Cantine Due Palme da Puglia, vencedora italiana do Prêmio Vinitaly 2009 e também do Vinitaly 2007.



Ela é uma cooperativa fundada em 1989 e está situada em Cellino San Marco, entre às Províncias de Brindisi, Lecce e Taranto, no Centro da área produtiva de Salento, Região da Puglia.



São mais de 850 sócios viticultores que cultivam Uvas Autóctonas: Negroamaro, Primitivo, Susumaniello e Malvasia Nera; e outras, como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Nero, Pinot Bianco, Sauvignon, Sangiovese e Montepulciano. A produtividade dos vinhedos não é alta, gira em torno de 7.000 a 8.000 kg/ha, o que garante uma maior qualidade do produto.
Eles possuem uma cantina moderna e muito bem equipada. O enólogo responsável é o competente Angelo Maci.

Entre os vinhos produzidos, meus preferidos são Brindisi Rosso DOC Riserva, com Uvas Negroamaro e Malvasia Nera, Canonico Salento IGT, com Negroamaro e Primitivo Rosso Salento IGT, com Primitivo.



Somente 10% dos vinhos são brancos, mas vale destacar o Chardonnay Salento IGT Santa Catarina. Em 2007, este vinho venceu o Concorso Chardonnay du Munde!
Acompanho o trabalho desta cooperativa há algum tempo e o que mais me impressiona é a qualidade constante dos vinhos, safra após safra.

Saiba Mais
Segue a lista dos vinhos da Cantine Due Palme que receberam Menção Honrosa no Vinitaly 2009:

Vinhos de Denominação de Origem

Vinho Tinto das Três Últimas Safras: Salice Salentino DOC Rosso 2007 e Squinzano DOC Rosso 2007

Vinho Tinto de Safras com 4 a 6 Anos: Brindisi DOC Rosso Riserva 2004 e Salice Salentino DOC Rosso Riserva Selvarossa 2003

Vinhos de Indicação Geográfica Típica

Vinho Tinto das Três Últimas Safras: Salento IGT Primitivo 2006, Salento IGT Negroamaro Canonico 2007 e Salento IGT Rosso Tenuta Albrizzi

Vinho Tinto de Safras com 4 a 6 Anos: Salento IGT Primitivo Ettamiano 2005, esse foi medalha de bronze.

Links
Cantine Due Palme: http://www.cantineduepalme.it/
Viniataly: http://www.vinitaly.com/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso