Na quinta-feira passada, eu bebi um Cerasuolo di Vittoria DOCG 2007 do produtor Planeta. Já havia experimentado este vinho durante um dos Vinitaly que participei, mas ele não tinha chamado tanto a minha atenção. Adoro quando abro uma garrafa, sem tantas expectativas e me surpreendo. E foi o que aconteceu com o Cerasuolo di Vittoria. Ele agradou a mim e a todos que me acompanhavam. Resolvi então, pesquisar um pouco mais sobre ele e escrever uma postagem.



Características
Uvas utilizadas: Nero d’Avola (50% a 70%) e Frappato (30% a 50%).
Vinho tinto de cor cereja e nuances violetas. Aroma floreal e frutado.
O sabor é seco, pleno e aveludado.
Costuma apresentar teor alcoólico elevado (14 %).
Deve ser consumido em quatro ou cinco anos da safra.

Sobre a Uva Nero d’Avola
Também é conhecido com o nome de “calabrese”, talvez pela antiga proveniência da uva ou, mais provavelmente, seja uma tradução errada do dialeto siciliano ("cala" significa uva e "aulisi" indica a região de Avola que fica na província de Siracusa).
O Nero d’Avola é conhecido como "O Príncipe da Viticultura Siciliana" e atualmente é um dos vinhedos mais difundidos na região. No passado, esta uva era utilizada para corte, inclusive sendo bastante exportada para a França.
Possui elevada quantidade de açúcar e acidez na medida certa produzindo vinhos perfumados, frutados e robustos.

Sobre a Uva Frappato
Esta variedade autóctone, conhecida desde século VXIII, pode ter origem na província de Ragusa e Siracusa, na Sicília. Outros defendem que ele foi introduzido a partir da Espanha. A Uva Frappato é muito comum na Sicília, em particular na zona de Vittoria. Sua colheita ocorre no início de setembro e dá um vinho de grande sabor com notas de cereja e romã. É uma das bases do Cerasuolo di Vittoria e faz parte, também, da especificação do Eloro DOC, nero d'avola e/ou frappato e/ou pignatello (90%-100%).

Sugestão de Vinho
O Cerasuolo di Vittoria DOCG 2007 do produtor Planeta, está fantástico. É uma explosão de aromas (principalmente floreais) e ele está extremamente equilibrado na boca.
Imperdível!

Saiba Mais
O Cerasuolo di Vittoria possui DOCG desde 2005. Ele é comercializado também na versão Clássico, que passa por um envelhecimento, de no mínimo, oito meses.

As melhores safras do Cerasuolo di Vittoria nos últimos anos foram: 1997, 2001 e 2007. Quem tiver oportunidade, pode experimentar a safra de 2007 que ainda encontra-se a venda e está pronta para beber.

Galeria de Fotos
Conheça algumas cidades nos arredores de Vittoria, na Sicília.

RagusaRagusaCatania - AcirealeCaltanissetta











Links
Planeta: http://www.planeta.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

2 comentários:

  1. Fernando Perazza disse...

    Adriana,
    Parabéns pelo blog! Leio sempre que posso. Muito interessante esse artigo, ano passado tomei um Cerasuolo di Vittoria 1999 da Azienda Agricola Costers del Siurana VQPRD. Quem trazia esse vinho era a Expand, não sei se traz mais. Estava curioso para saber se o vinho ainda estava bom e para minha surpresa estava excelente, claro que os aromas florais como você disse se perderam um pouco mas ele estava com uma cor ocre, com aromas de caramelo e muito euilibrado. Ainda tenho umas unidades na adega do restaurante Canvas, é um achado!  

  2. grandibarrros disse...

    Prezada Adriana,
    Este blog é um primor, sobretudo pela qualidade das informações em especial dos vinhos sicilianos e da festejada uva Nero d`Avola.
    Gostaria de saber a qualidade dos vinhos da Sardenha, pois um padre italiano meu amigo, nascido em Sans Perate naquela região, me disse que os vinhos sardos concorriam com os sicilianos , procede?
    Abraços
    Eduardo  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso