Apesar de ser uma única região, os italianos que vivem na Emilia-Romagna costumam dizer que são da Emília, caso morem mais ao Norte ou próximo de Milão ou Romagna, caso estejam abaixo de Bologna, no Sudeste da região. As uvas predominantes também diferem - na Emília, reina a Lambrusco, e na Romagna, a Sangiovese.
A Uva Sangiovese desta região é um clone da Sangiovese encontrada na Toscana. Suas características organolépticas são muito variadas e vão de vinhos bem leves aos de boa estrutura. Seus grãos são menores, mas na mão dos melhores produtores de Romagna, produzem vinhos de alta qualidade que não ficam nada a dever em relação aos Toscanos.



Características
Uvas utilizadas: Sangiovese (85-100%)
Vinho tinto de cor vermelha rubi com reflexos roxos. O aroma é vinoso com notas de violetas. O sabor é seco harmonioso, ligeiramente tânico, com retro-gosto agradavelmente amargo.
Teor alcoólico baixo (12%).
A grande maioria deve ser consumida ainda jovem, em até quatro anos da safra.
O Sangiovese de Romagna também é comercializado na versão Novello, com graduação alcoólica mínima de 11% e que deve ser consumido em, no máximo, seis meses; na versão Superiore, com graduação alcoólica de pelo menos 0,5% a mais que o tradicional, passando por um período de envelhecimento obrigatório mínimo de seis meses; e na versão Riserva, com um período mínimo de envelhecimento obrigatório de dois anos - neste caso, o vinho pode ser consumido em até dez anos da safra.

Sobre a Uva Sangiovese
A Uva Sangiovese se tornou popular no final do século XVIII.
Há várias hipóteses sobre a origem de seu nome.
Diz uma lenda que os frades que habitavam o Monte Giove, na Colina de Santacangelo di Romagna cultivavam esta uva na região.
Durante a visita de um ilustre convidado, este se encantou pelo vinho oferecido e perguntou o nome da uva. Os frades ficaram num dilema, pois nunca tinham pensado em dar um nome para ela. Um deles, para salvá-los do constrangimento, inventou na hora o nome Sanguis di Jovis. A partir daí, o nome ficou Sanguis di Giove para fazer referência ao Monte onde habitavam - alguns anos depois, o nome evoluiu para Sangiovese.

Saiba mais
Sangiovese di Romagna foi o primeiro vinho tinto da região a obter Denominação de Origem Controlada (DOC). Ele possui esta regulamentação desde 1967.

Mosaico de Fotos



Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso