Vinhos para o Verão - Champagne

Champagne é ótima para os dias de verão, mas também é uma bebida cheia de particularidades. Como ela foi tema do meu programa “Vinhos” na allTV no dia 07/12/2009, resolvi fazer uma postagem sobre o que foi discutido sobre esta maravilhosa bebida durante o programa...















No programa da allTV dedicado ao Champagne mostrei como este espumante típico da Região Champagne, na França, é produzido, suas características, as diferenças para os outros espumantes, como harmonizá-lo e na “Hora da Dica” mostrei a taça correta para servi-lo e a quantidade de bebida que deve ser colocada na taça.

Segue abaixo um resumo do programa:

Champagne é um vinho espumante único, que só pode ser feito em uma região do mundo, a Região de Champagne na França, que fica a 145 quilômetros a nordeste de Paris, um lugar de clima muito frio, mas que produz o melhor vinho espumante do mundo.














Os vinhedos da Região de Champagne ocupam aproximadamente 75.000 acres e estão distribuídos em 321 vilas; 75% deles estão localizados em uma zona chamada Marne e a maioria das “Casas de Champagne”, nome dado aos produtores desta bebida, ficam nas cidades de Rheims, Épernay e Aÿ. Elas ficam a uma distância de 24 quilômetros uma das outras.

A pequena cidade de Rheims, com aproximadamente 180.000 habitantes, é a capital da Região de Champagne. Nela estão localizadas 15 importantes “Casas de Champagne”.

Épernay, uma pequena cidade com 25 produtores de Champagne, onde quase todos os habitantes do local vivem em função da fabricação desta bebida.

Aÿ, localizada a leste de Épernay, é uma menor das 3 cidades citadas e abriga 9 casas produtoras, incluindo a famosa Bollinger.

Os fatores que tornam a Região de Champagne tão especial são:
. O clima frio - a temperatura média anual é de 10º C e as uvas mal amadurecem completamente na maioria dos anos e acabam retendo muita acidez. Champagne é uma das regiões vinícolas mais ao norte do hemisfério norte (perdendo somente para 2 pequenas cidades na Alemanha). As condições climáticas da região estão longe do ideal para a produção de vinhos tranqüilos, mas são perfeitas para vinhos espumantes, pois estes necessitam de uvas com boas taxas de acidez;

. O solo calcário - o solo na região de Champagne é muito especial; eras atrás, o local era coberto pelo mar, deixando vastos depósitos de conchas. Este tipo de solo é ideal para a drenagem da água, um elemento muito importante para as videiras;

. A quantidade e a diversidade de vinhedos - as 321 vilas de Região possuem vinhedos com diferentes características, e todos são usados para a produção dos vinhos que farão parte da composição do bland do Champagne. É a mistura de todos estes diferentes tipos de vinhos, em alguns casos 50 ou mais, que contribuem para a maravilhosa complexidade de aromas que você encontra no Champagne;

. As frias e profundas adegas de calcário onde o Champagne envelhece - as adegas naturais de solo calcário propiciam um ambiente perfeito para o envelhecimento dos vinhos. Isso faz com que a segunda fermentação seja muito lenta, o que ocasionará a ocorrência de pequenas e maravilhosas borbulhas de Champagne;

. Trezentos anos de experiência que a região tem em produzir vinhos espumantes.

No Champagne só podem ser utilizadas três tipos de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier; a Pinot Noir oferece corpo, estrutura e longetividade à mistura; a Chardonnay, oferece delicadeza, frescor e elegância; e a Pinot Meunier proporciona precocidade, aroma floral e de frutas.
A mistura típica é composta de 2/3 de Uvas tintas, Pinot Noir e Pinot Meunier e 1/3 de Uvas brancas Chardonnay. Entram na mistura vinhos de 3 ou mais safras provenientes de 30 a 40 vilas.

A mistura do vinho de base garante o estilo de cada casa.

Por exemplo, uma casa pode ter como características: elegância e delicadeza, enquanto outra pode optar por aroma de frutas, e outra por corpo e longevidade.

O período mínimo definido por lei para a duração da segunda fermentação é de 15 meses, mas o envelhecimento suplementar realça o sabor e a complexidade da bebida.
Existem no mercado os seguintes estilos de Champagne:

. Sem Safra (Non Vintage) - conhecida como Champagne Clássica. É o tipo de Champagne mais comum e é produzida a partir de uma mistura de vinhos de diferentes anos, por este motivo não tem safra especificada na garrafa. Custam geralmente, entre 200 e 450 reais.

.  Safrada (Vintage) - são produzidas a partir de uvas de um único ano, que muitas vezes, foi superior aos outros em termos de qualidade, e por este motivo, não necessita da mistura de vinhos de vários anos para sua produção. Ele vem com a safra especificada na garrafa. Custam geralmente, entre 450 e 600 reais.

. Prestige Cuvée - quase todas as casas de Champagne produzem uma linha especial com o melhor produto da casa – o Prestige Cuvée. Alguns produtores possuem dois tipos de prestige cuvée – branco e rose. Elas são consideradas especiais e melhores que os outros tipos porque suas bolhas são geralmente mais finas e delicadas que as outras do mesmo produtor; o aroma e o sabor são mais intensos, mais complexos e elegantes; o retrogosto é mais longo que o normal. Elas são produzidas com as melhores uvas, dos melhores vinhedos e a segunda fermentação dura de 5 a 8 anos e geralmente são produzidas a partir de vinhos de uma única safra, mas isso não é regra. São as Champagne mais caras, elas custam geralmente entre 700 e 1000 reais. Algumas Prestige Cuvée de produtores famosos são: Moët e Chandon Cuvée Dom Perrignon (a cuvée mais vendida no mundo), Krug Grande Cuvée, Veuve Clicquot La Grande Dame, Pol Roger Cuvée Sir Wiston Chirchill, Pomery Louise e Louis Roederer Cistal.
 
. Blanc de Blanc - Champagne branca produzida somente com Uvas Chardonnay.

. Blanc de Noir - Champagne branca produzida a partir de uma ou duas uvas tintas vinificadas em branco – Pinot Noir e Pinot Meunier.

. Rose - Champagne Rose, produzida geralmente com uvas Chardonnay e Pinot Noir.

Dependendo da quantidade final de açúcar no Champagne, ele poderá ser classificado como:

. Extra-Brut – residual de açúcar entre 0-6 g/l;
. Brut – residual de açúcar entre 0-15 g/l;
. Extra Dry ou Extra Sec - residual de açúcar entre 12-20 g/l;
. Dry - residual de açúcar entre 17-35 g/l;
. Demi-Sec - residual de açúcar entre 35-50 g/l;
. Doce – mais de 50 g/l de residual de açúcar;

Cada “Casa de Champagne” possui um estilo próprio, que pode ser dividido da seguinte forma:

. Produtores que geram Champagnes leves e elegante e pouco encorpadas: Mumm, Perrier-Jouët, Pommery, Taittinger.

. Produtores que geram Champagnes de corpo médio são: Moët & Chandom, Pol Roger.

. Alguns produtores que geram Champagnes encorpadas são: Bollinger, Krug, Louis Roederer (Champagne Cristal), Veuve Clicquot Ponsardin.

No final do programa, mostrei um vídeo com o processo completo de produção do Champagne. Ele está disponível no meu canal no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=wWMjeWDuI90 e tem a duração de três minutos e cinco segundos.

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso