O tradicional vinho branco toscano, Vernaccia di San Gimignano, é considerado um excelente aperitivo. Ele harmoniza com antepastos, sobretudo aqueles a base de frutos do mar, além de acompanhar muito bem peixes, crustáceos e carnes brancas.
É o vinho que fica na lembrança daqueles que visitam o belíssimo burgo medieval, San Gimignano, situado a poucos quilômetros de Siena e Firenze, bem no coração da Toscana.

Por ser um vinho branco, leve e pouco alcoolico, ele pode ser considerado uma ótima opção para o verão.




















Características:

Uvas utilizadas: Vernaccia di San Gimignano (90% - 100%)
Vinho branco de cor amarelo-palha tendendo a dourado com o envelhecimento. Aroma fino, penetrante e característico.
O sabor é seco, harmonioso com um retro-gosto levemente amargo.
A graduação alcoólica mínima é de 11%, para o tipo Riserva, 11,5%.
Deve ser consumido jovem, de dois a quatro anos da safra.

Sobre a Uva Vernaccia di San Gimignano:

O nome do vinhedo e do vinho, Vernaccia di San Gimignano, tem sua origem muito remota.
Sua merecida fama vem sendo transmitida através dos séculos pela literatura e por documentos históricos.
Há relatos que a Uva Vernaccia foi introduzida em San Gimignano por volta de 1.200. Existem documentos datados de 1276 falando sobre o comércio do vinho banco produzido com ela nas redondezas de San Gimignano e em toda a Toscana.
Sua fama foi aumentando através dos anos chegando a ser referenciada, no século XV, como o vinho que fazia os papas pecarem e os nobres perderem a cabeça...
As referências continuaram com o passar dos anos. Em 1695, no anuário da cidade de San Gimignano, a Vernaccia era definida como um vinho branco delicadíssimo e como um dos melhores vinhos produzidos na Itália.

Saiba Mais:

O vinho, Vernaccia di San Gimignano, possui regulamentação DOC desde 1966. Ele passou a DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) em 1993.
Sua zona de produção é reduzida aos arredores de San Gimignano. A altitude média dos vinhedos é de 280 m. A colheita é feita, geralmente, entre 15 de setembro e 15 de outubro e o rendimento máximo é de 9.000 kg/ha.

Mosaico de Fotos:





0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso