O que é um Vinho Orgânico?



Segundo a regulamentação americana chamada NOP (National Organic Program), a definição técnica de um vinho orgânico é "vinho feito de uvas cultivadas organicamente e sem adição de sulfitos", isto é, um vinho feito a partir de uvas de produção biológica certificada, cultivadas sem pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos, e que não pode receber anidrido sulfuroso, ou outro tipo de sulfito, geralmente adicionados no final, para garantir maior tempo de vida para a bebida.

A idéia do vinho orgânico é que a não utilização de produtos químicos é melhor para o nosso planeta e também para as pessoas que consumem a bebida.

Esta preocupação é muito importante, pois, depois da Segunda Guerra Mundial, produtos químicos passaram a ser utilizados nos vinhedos em grande escala para aumentar a quantidade de vinhos produzidos.

Vários estudos relatam o efeito nocivo da utilização de produtos químicos no solo, no vinho, no ar, na água e em quem consome. Pesticidas e fungicidas também danificam a videira e seus frutos.

A produção orgânica busca o equilíbrio, isto é, um solo balanceado e fértil. Os fertilizantes químicos tiram do solo os minerais essenciais para a sua saúde, necessitando, portanto, da utilização cada vez maior de insumos artificiais para restaurar o que foi perdido, sem nunca encontrar o equilíbrio natural de novo.
A produção orgânica é mais trabalhosa, ela precisa de cuidados constantes e, geralmente, tudo é feito manualmente. Os custos aumentam em média 20% e o rendimento do vinhedo é menor.

Uma pergunta que ocorre naturalmente é: Por que tomar vinhos orgânicos?

Os vinhedos orgânicos têm mais resistência natural e tendem a obter melhores resultados, mesmo em safras ruins. A colheita manual também ajuda, permitindo a seleção dos cachos. Usando uvas de qualidade, a chance de obter um vinho melhor sempre é maior. O aroma e o sabor dos vinhos biológicos são, geralmente, acima da média. Produtores de vinhos famosos, como o Romanée-Conti, usam estas técnicas em seus vinhedos há décadas. Escolhendo vinhos produzidos a partir de práticas menos nocivas à natureza, o consumidor força outros produtores a seguirem o mesmo caminho e todos ganham com isso.

Importante

Muitos produtores de vinho trabalham com vinhedos orgânicos, mas ainda não conseguiram abolir por completo a adição de sulfito, permitido por lei, nos Estados Unidos, por exemplo, na quantidade máxima de 100 ppm. Desta forma, seus vinhos só podem ser rotulados como feitos de uvas orgânicas. Eles, pela lei americana, não podem chamar seus vinhos de orgânicos até abolirem por completo a utilização do sulfito.

Cada país possui uma regulamentação quanto a vinhos orgânicos. Vale a pena se informar para saber o que realmente está sendo consumido.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso