Moscato d'Asti - Vinho Típico do Piemonte

A uva Moscato Bianco, de coloração amarela dourada quando madura, a cada ano, por volta do dia 15 setembro, é prensada como acontecia no século XVII - Giovanni Battista Croce, joalheiro da Casa de Savoia, foi o primeiro a codificar as regras para a sua vinificação. Utilizam-se trituradores especiais para uma prensagem suave e para separar os materiais sólidos, cascas e talos. São prensas delicadas, à base de ar ou água, que trabalham com o cuidado de respeitar a integridade da uva.
O suco resultante é então transferido para cubas de inox, onde é mantido resfriado a uma temperatura de zero grau Celsius, para evitar a fermentação.
O mosto do Moscato Bianco pode em seguida ter dois destinos, ou seja, pode dar origem a dois vinhos DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), que têm uma discreta percentagem de açúcar não fermentado, mas são vinhos delicados, não enjoativos e equilibrados, com a acidez contrabalançando, na medida certa, o residual de açúcar e com aromas primários característicos da uva Moscato - notas florais e de frutas como pêssego, damasco, limão e laranja.
Esses dois vinhos são Moscato d’Asti e Asti espumante. O Moscato d’Asti é a versão mais doce e menos efervescente. Uma bebida que cada vez mais ganha espaço em restaurantes e lojas especializadas na venda de vinhos.



Características
Uvas utilizadas: Moscato Bianco (100%).
Vinho frizante branco de cor amarela clara e aroma intenso com notas florais e frutadas - limão, laranja, pessego e damasco. O sabor é doce e equilibrado.
Costuma apresentar teor alcoólico entre 4,5% al 6,5%.
Deve ser consumido muito jovem, de preferência entre 1 ano.

Sobre a uva Moscato Bianco
O Moscato já era amplamente difundido entre os gregos e romanos. Segundo estudos científicos recentes, parece que a uva Moscato foi a primeira a ser cultivada para a produção de vinhos.
Suas videiras se concentram principalmente na região do Piemonte, na Itália, numa zona onde as uvas Moscato dão o melhor de si. É uma estreita faixa de colina composta por cinquenta e dois pequenos municípios que pertencem a três províncias: Asti, Cuneo e Alessandria. No resto da Itália, ela é conhecida e utilizada para a produção de vinhos aromáticos no Valle d'Aosta, em Oltrepò Pavese, em Colli Euganei, na Toscana, na Puglia, na Sicília e na Sardenha. Atualmente a uva Moscato Brianco esta espalhada por quase todos os países produtores de vinho.
Com a uva Moscato Bianco são produzidos, especialmente, vinhos doces e aromáticos, frisante ou espumante. Utilizando a técnica de secagem das uvas, também é possível obter vinho passito de excelente qualidade. São mais raros, porém não menos interessantes, os vinhos secos, utilizados principalmente como aperitivos.

Galeria de imagens das províncias de Asti, Cuneo e Alessandria, no Piemonte:





















0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso