Vinho produzido com uvas Sangiovese no Sul da Toscana, que cresceu muito nos últimos dez anos. A produção aumentou em 3 vezes, a qualidade está cada vez melhor, as cantinas investiram na modernização dos equipamentos e se organizaram conseguindo colocar este vinho entre os nomes de destaque da Toscana. Ele chega ao consumidor final com valor razoável e por este motivo, está fazendo grande sucesso também fora da Itália, entre os consumidores que querem beber um bom vinho, mas por um preço acessível.



Características
Uvas utilizadas: Sangiovese (mínimo 85%);
Vinho tinto de cor vermelha rubi intensa, tendendo ao granada com o envelhecimento. O aroma é frutado com notas de frutas vermelhas, cereja e ameixa.
O sabor é seco, ligeiramente tânico, que se suaviza com o envelhecimento.
Geralmente apresenta teor alcoólico mediano (12,5-13%).
Este vinho é apresentado de várias formas, jovem, após um breve envelhecimento, ao após um longo período de envelhecimento, especialmente para os que recebem a denominação de Riserva. Isto será determinante para saber em quanto tempo pode ser consumido em relação à data da safra.

Melhores Safras (nos últimos anos)
- 2007 (primeira safra DOCG)
- 2005 (ótima)
- 2004 (ótima)

Vinhos à Venda no Brasil
Degustei na Itália, o Morellino di Scansano 2006 do produtor Poggio Trevalle. O vinho estava dentro das características esperadas e tinha um preço bom (8 euros).
No Brasil, acho razoável, principalmente pelo valor, o Morellino Di Scansano La Mora do produtor Luigi Cecchi, que agora é importado pela Casa Flora. Também gosto do Morellino di Scansano DOC 2006 Heba da Fattoria di Magliano, importado pela Cellar.

Saiba Mais
O Morellino di Scansano conseguiu DOCG em 14 de novembro de 2006. Nas melhores safras, ele também é produzido na versão Riserva, que deve envelhecer pelo menos 2 anos, antes de ser comercializado e destes, passar pelo menos 1 ano em tonéis de madeira. A graduação alcoólica mínima aceita para este tipo de vinho é 12,5%.

Galeria de Fotos
Conheça um pouco a região aos arredores de Scansano e Grosseto.

Scansano - ToscanaScansano - ToscanaGrosseto Panorama AéreoGrosseto Duommo









Links
Casa Flora: http://www.casaflora.com.br/
Cellar: http://www.cellar-af.com.br/
Luigi Cecchi: http://www.cecchi.net/
Fattoria di Magliano: http://www.fattoriadimagliano.it/
Poggio Trevalle: http://www.poggiotrevvalle.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

1 comentários:

  1. Unknown disse...

    No dia 08/08 abri um da safra 2003, o vinho estava agradável, tinha merlot e alicante, além da sangiovese, agora vou comprar um riserva para comparar.  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso