Vinitaly e a Polêmica do Vinho Rosé



Um dos temas em discussão no Vinitaly era a polêmica causada pela notícia de uma resolução da Comissão Européia, que poderá entrar em vigor a partir do dia 27 de abril de 2009, e permitirá a fabricação do vinho rosé através da mistura do vinho branco com vinho tinto.

A maioria dos fabricantes italianos, juntamente com as associações da indústria, promete batalha. Para eles isto é mais uma manobra para favorecer as grandes empresas, penalizando os pequenos agricultores, que trabalham com os métodos tradicionais.

Na minha opinião, se isso for aprovado, os consumidores também sairão prejudicados, pois não se consegue o mesmo resultado fazendo um blend de vinhos...

Saiba Mais
O vinho Rosé é feito com uvas tintas. Sua produção começa como a de um vinho tinto, fermentando com a presença da casca, responsável pela cor. Quando ele adquire a tonalidade e as características desejadas, a casca é retirada e o restante da fermentação ocorre como se ele fosse um vinho branco.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

4 comentários:

  1. Marco Pirolla disse...

    Desde que venha descrito no rotulo o metodo pelo qual foi obtido o vinho, somente tomara tal vinho quem quiser ser enganado, pois com este metodo podemos criar em casa os "Roses" que quisermos e com a certeza dos vinhos que "Misturamos".

    Quem propos "isto" não pode ser uma pessoa seria, muito menos um apreciador de vinhos.  

  2. Adriana Grasso disse...

    Pois é Marco, concordo plenamente com você, mas infelizmente a idéia partiu da Comissão Européia e tem grande chance de entar em vigor ainda este mês...  

  3. Anônimo disse...

    O correto é blend.... bland=suave  

  4. Adriana Grasso disse...

    Grata pela ajuda.
    Já corrigi!
    Adriana  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso