Visita ao Vinitaly - Parte 2

Comecei com o stand da Sorelle Bronca. Cada ano, o espaço que elas criam para a feira fica mais charmoso.



Encontrei toda a família: Piero, Antonella, Ersiliana e Elisa. Todos estavam orgulhosos com o prêmio recebido pelo vinho Colli di Conegliano Rosso DOC Ser Bele 2005 (Tre Bicchieri no Gambero Rosso, que é a pontuação máxima) e pelo sucesso da linha de espumantes.



Elas produzem meu Prosecco favorito: Prosecco di Valdobbiadene DOC Spumante Extra Dry "Particella 68". Ele pode ser considerado um cru; as uvas utilizadas na sua produção ficam em um local extremamente privilegiado: a parcela central da colina Colbertaldo de Vidor.
Folheando a Revista Il Mio Vino, edição de abril de 2009, não foi surpresa encontrá-lo como o Vino Top do guia dos vinhos que merecem ser comprados...

Outra visita muito agradável foi ao stand da Donatella Cinelli Colombini.
Elas me passaram tantas novidades que escreverei maiores detalhes depois da feira. O que mais me chamou a atenção foi o Brunello com rótulo especial para comemorar os 100 anos de Futurismo.



A etiqueta foi criada pelo artista Alessandro Grazi. Ela passa pela garrafa dando a sensação de velocidade e o nome Brun Brun Brunello faz referência ao rumor do motor do vinho acelerando para viajar em alta velocidade.
O vinho estará à venda no Casato delle Prime Donne, em Montalcino e na Fattoria delle Colle, em Trequanda, durante o evento que abre as cantinas para visitação do público e acontece, este ano, no dia 31 de maio. Nesta data, haverá, no Casato e na Fattoria, mostras de obras de inspiração Futurista.
Donatella está sempre unindo o vinho a arte e a cultura, desta forma, não me surpreendeu o fato dela não deixar passar em branco uma data comemorativa tão importante.

Passei pelo stand da Villa Spinosa. O gentil Enrico Castella Spinosa estava presente.



Mostrei a postagem do meu blog sobre Amarone e Turismo do Vinho na Região de Valpolicela e levei um leve puxão de orelha: “Adriana, você tem que voltar lá para nos visitar. Está tudo reestruturado, você não vai reconhecer!”. Realmente a última visita que fiz à vinícola foi em dezembro de 2003 e pelas fotos que ele mostrou, muitas coisas mudaram, apesar de achar que já achava tudo bonito naquela época.
Quanto aos vinhos, sem comentários...
Enrico toma conta de tudo pessoalmente e tem o privilégio de possuir em sua propriedade grutas de pedras para envelhecer seus vinhos. O resultado são Valpolicella, Amarone e Recioto de primeiríssima qualidade.

Links
Donatella Cinelli Colombini: http://www.vinitaly.com/
Sorelle Bronca: http://www.sorellebronca.it/
Villa Spinosa: http://www.villaspinosa.it/
Vinitaly: http://www.vinitaly.com/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso