Cartizze – Um Prosecco Diferenciado

O Prosecco Cartizze é produzido na sub-zona de Cartizze, uma pequena área de 107 hectares de vinhedos, localizada entre as íngremes Colinas de San Pietro Barbozza, Santo Stefano e Saccol, no município de Valdobbiadene:



Ele é um espumante diferenciado feito com Uvas Prosecco que crescem num microclima muito particular numa área de solo arenoso muito antigo, composto por elementos típicos de um leito marinho. Essas condições possibilitam uma drenagem rápida e eficaz da água das chuvas e faz com que as vinhas se desenvolvam de forma equilibrada.
Na sub-zona de Cartizze, a colheita da Uva Prosecco ocorre mais tarde, quando elas estão bem maduras. Esta escolha irá conferir ao vinho uma concentração de aromas e sabores de intensidades incomuns.
Um vinho branco será produzido com elas e ficará nos tonéis, adquirindo maturidade até o final do Inverno. Na Primavera, ele é misturado com levedos e açúcares e é levado para uma autoclave, onde ocorrerá a segunda fermentação, que dará origem ao vinho espumante.
No final do processo, o espumante é filtrado e engarrafado. Antes de ser colocado à venda, dele passará por um período de armazenamento de 30 a 40 dias, em local escuro, dentro da cantina.



O Prosecco Cartizze tem cor intensa e aroma amplo e complexo com notas de maça, pêra, abricó, cítricas, rosas e amêndoas. Seu sabor é agradável e persistente.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso