O vinho tinto Bonarda Oltrepò Pavese - feito principalmente com uva Croatina - é muito consumido no dia a dia pelos italianos da Lombardia, principalmente dos que moram nos arredores da cidade de Pavia.
O vinho é leve, ligeiramente frisante, com baixo teor alcoólico, aroma frutado e é feito para ser consumido ainda jovem.
Ele é um dos vinhos mais tradicionais da região e harmoniza muito bem com pratos feitos com molho a base de carne, ou de funghi, pappardelle com sugo de lebre, risotos, agnolotti com molho de brasato, queijos de média maturação e salames.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Características:
Uvas utilizadas: Croatina (85%-100%), Barbera e/ou Uva Rara e/ou Ughetta e/ou Pinot Nero (0%-15%).
Vinho tinto de cor vermelha rubi intensa, com reflexos roxos. O aroma é fino, intenso, com notas de cereja e amora. Algumas vezes são encontrados traços de pimenta preta. O sabor é seco e equilibrado, ligeiramente tânico e um pouco frisante.
Apresenta teor alcoólico em torno de 12,5%.
Deve ser consumido muito jovem, de 1 a 2 anos da safra.

Sobre a uva Croatina
Croatina é uma uva tinta autóctone italiana com origens na idade média, na região da Lombardia.
Os vinhos produzidos com esta uva possuem pouco corpo, taninos mais leves e aroma intenso de frutas vermelhas.
É atualmente uma das uvas mais importantes do Oltrepò Pavese, na Lombardia, onde são produzidos vinhos tintos levemente frisantes que lembram um pouco o Lambrusco.
Ela também é cultivada no Piemonte e na Emilia Romagna.
No Oltrepò Pavese, em Colli Piacentini e no Roero, os vinhos de uva Croatina são chamados, às vezes, de Bonarda. Isso cria uma grande confusão uma vez que Bonarda é uma variedade de uva distinta.

Saiba Mais
O vinho Bonarda Oltrepò Pavese obteve o certificado DOC do governo italiano em 1970.
Além deste, também é possível encontrar vinho Oltrepò Pavese DOC na versão branco ou tinto feito com uvas como: Barbera, Cabernet Sauvignon, Pinot Nero, Chardonnay, Cortese, Malvasia, Moscato, Pinot Grigio, e Riesling.
Com relação à uva Croativa, ela também está presente em outros DOC: Colli Piacentini Gutturnio DOC e Colli Piacentini Bonarda DOC, na região da Emilia Romagna, e Colline Novaresi Croatina DOC e Cisterna d'Asti DOC , no Piemonte.

Galeria de imagens da região de Oltrepò Pavese, na Lombardia:


































0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso