Prosecco di Conegliano Valdobbiadene - Veneto

O Prosecco antes de ser o nome de um vinho é um tipo de Uva e como tal pode ser cultivada em qualquer parte do mundo, mas com resultados que não podem ser comparados a aqueles da zona de Conegliano e Valdobbiadene, onde este vinhedo reina há pelo menos trezentos anos.
A área do Prosecco Prosecco di Conegliano Valdobbiadene se localiza na faixa montanhosa entre as cidades de Conegliano, Valdobbiadene e Treviso, ao pé dos Alpes.
Para valorizar a elegância dos aromas e o frescor durante a espumantização do Prosecco é utilizado o Método Charmat, que permite obter espumantes caracterizados pelos aromas da Uva que compõem o vinho base.



Características
Uvas utilizadas: Prosecco, agora chamada de Glera, (mínimo 85%), Verdiso e/ou Perera e/ou Bianchetta (máximo 15%)
Vinho espumante branco de cor amarela palha. Seu aroma é típico frutado e floreal.
O sabor é fresco e equilibrado.
Costuma apresentar teor alcoólico baixo (11 %).
Pode ser consumido entre um e dois anos (no máximo).

O Prosecco é um espumante produzido pelo Método Charmat, a partir de um vinho branco base com as Uvas citadas, onde a segunda fermentação acontece em um curto espaço de tempo, entre três e seis meses, em Autoclaves. Dependendo da quantidade final de açúcar no Prosecco, ele poderá ser classificado como:
EXTRA BRUT - menos de 6 g/l
BRUT - menos de 15 g/l
EXTRA DRY - de 12 a 20 g/l
DRY - de 17 a 25 g/l

Tipologia

Valdobbiadene Millesimato



Produzido a partir de uvas de uma mesma safra especialmente selecionadas das vinhas localizadas em maiores altitudes e com boa exposição solar.
É encontrado na versão Extra Dry, com residual de açúcar entre 12 e 20 g por litro e Brut, com no máximo 15 g de residual de açúcar por litro de vinho.

ConeglianoValdobbiadene Spumante Extra Dry



É o Prosecco “clássico”. Ele combina uma variedade de aromas como maça, pêra e flores, com um sabor suave e fresco.
Apesar do residual de açúcar, de 12 a 20 g por litro, a acidez presente equilibra o espumante deixando o sabor seco e agradável.

ConeglianoValdobbiadene Spumante Brut



É o Prosecco mais moderno e um grande sucesso internacional.
Os aromas são cítricos e apresenta leves notas de pão. O sabor é seco, vivo e persistente.

ConeglianoValdobbiadene Tranquillo



É a versão menos conhecida do Prosecco, fora da zona de produção. É obtido a partir de uvas bem maduras colhidas nos vinhedos mais antigos e de baixa produtividade.
Durante os primeiros dias de fermentação a casca da uva é deixada para enriquecer a estrutura do vinho.
Esta versão não passa por um segundo processo de fermentação, pois o vinho não é espumante.
Possui aroma de maça, pêra, amêndoas e mel. A estrutura é suave e persistente com retro-gosto ligeiramente amargo.

ConeglianoValdobbiadene Frizzante



É a versão mais fácil e imediata do Prosecco. Produzido para agradar aos paladares mais jovens.
Ele pode ser encontrado na versão Sur Lie, onde a segunda fermentação é feita na própria garrafa, mas durante um curto período de tempo, ou em Autoclave, como os outros tipos de Prosecco espumantes.
É um vinho bem leve.

Sobre a Uva Prosecco
O Prosecco é a uva que garante a estrutura básica deste vinho de Conegliano-Valdobbiadene.
Sua origem é incerta, para alguns, ele já era conhecido desde o tempo do Império Romano com o nome de Pucino, do qual se obtinha um vinho muito apreciado pela imperatriz Livia Augusta.
A partir do século XIX, com a fundação da escola de Viticultura e Enologia e da Estação Experimental para a Viticultura, na região, os estudos sobre o Prosecco se desenvolveram bastante promovendo a sua difusão em toda a área.
O Prosecco é um vinho de estrutura rica, mas outras variedades nativas, como Verdiso, Bianchetta e Perera, ajudam a manter o equilíbrio organoléptico deste espumante.

Diferença entre Prosecco e Champagne
São muitas as diferenças entre eles. O Prosecco é produzido com Uva Prosecco enquanto o Champagne usa, geralmente, Uvas Chardonnay e Pinot Noir.
A segunda fermentação do Prosecco acontece em grandes autoclaves e dura entre três e seis meses, enquanto a do Champagne é feita na garrafa e leva, geralmente, mais de dois anos.
O Prosecco deve ser consumido muito jovem. O Champagne tem uma vida mais longa, geralmente de cinco anos, mas algumas safras especiais, se conservadas corretamente, podem ser consumidas sem problema após 20 ou 30 anos.
Outra diferença muito importante é a terminologia: só se pode chamar de Champagne os vinhos espumantes produzidos conforme a especificação dentro da região que leva este mesmo nome na França.

Saiba Mais
O Prosecco di Conegliano Valdobbiadene passou para DOCG este ano, mas ele possuía regulamentação DOC desde 1969.

Mosaico de Fotos da Região



Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso