Bolgheri - Toscana

Na postagem do dia 1 de julho de 2009 escrevi sobre o Bolgheri Sassicaia, vinho da Tenuta San Guido com características similares aos vinhos franceses da região de Bordeaux, com 85% de Uva Cabernet Sauvignon e 15% de Uva Cabernet Franc, e que possui uma regulamentação exclusiva.
Outros famosos vinhos são produzidos em Bolgheri, como o Ornellaia, Ca’marcanda e Grattamacco. Eles fazem parte da regulamentação mais genérica, a Bolgheri Rosso DOC.



Características
Uvas utilizadas: Cabernet Sauvignon (10%-80%), Merlot (máximo de 70%), Sangiovese (máximo de 70%) e outras uvas da região (0-30%).
Vinho tinto de cor vermelha rubi tendendo ao granada com o envelhecimento. Aroma intensamente vinoso.
O sabor é seco e harmonioso.
Teor alcoólico mediano (13%).
O tempo máximo para consumo, a partir da safra, dependerá da escolha das uvas e do tipo de envelhecimento feitos pelo produtor, uma vez que a regulamentação é muito abrangente.

Saiba Mais
Segue a composição de alguns vinhos de Bolgheri:

. Ornellaia: 56% Cabernet Sauvignon; 27% Merlot; 12% Cabernet Franc; 5% Petit Verdot; com envelhecimento de 18 meses em barris de carvalho e 1 ano em garrafa
. Ca’marcanda: 50% Merlot, 40% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc, com envelhecimento de 18 meses em barris de carvalho e 6 meses em garrafa
. Grattamacco: 60% Cabernet Sauvignon; 20% Cabernet Franc; 10% Merlot e 10% Sangiovese, com envelhecimento de 10 meses em barris de carvalho e 6 meses em garrafa

Durante muito tempo estes vinhos ficaram sem regulamentação, por uma lacuna no disciplinar do primeiro Bolgheri DOC em 1984, que não mencionava especificação para a versão tinta; ele só fazia referência ao vinho branco e ao rose. A correção veio somente em 1990. Durante este período, eles eram vendidos com Vino da Tavola no rótulo e devido as suas características de alta qualidade, eram chamados de Super Toscanos.

Links
Bolgheri: http://www.bolgheri.biz/
Grattamacco: http://www.collemassari.it/
Ornellaia: http://www.ornellaia.com/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso