Prosecco de Conegliano e Valdobbiadene




O Prosecco, antes de ser o nome de um vinho, é um tipo de uva que pode ser cultivada em qualquer parte do mundo, mas com resultados que não podem ser comparados àqueles da zona de Conegliano e Valdobbiadene, na região do Veneto, na Itália, onde esse vinhedo reina há pelo menos trezentos anos.

A origem da uva Prosecco é incerta. Para alguns, já era conhecida desde o tempo do Império Romano e usada para produzir um vinho chamado Pucino, que tanto agradava aos nobres. Outros argumentam que a variedade - conhecida como Glera - se originou perto da cidade de Trieste. A partir dali, foi levada para o oeste, na área dos montes Colli Euganei - onde foi chamada de Serprina - e depois se espalhou por todo o nordeste do Veneto, com o nome de Prosecco.

O Prosecco, como conhecemos hoje, é um espumante produzido pelo método charmat, no qual a segunda fermentação acontece em um curto espaço de tempo - entre três e seis meses - em autoclaves. Esse tipo de vinificação valoriza a elegância dos aromas e o frescor, e isso permite obter espumantes caracterizados pelos aromas das uvas que compõem o vinho base, que, no caso do Prosecco, são: Prosecco, Verdiso, Bianchetta e Perera. As três últimas entram na composição para ajudar a manter o equilíbrio do espumante. Sua cor é necessariamente amarela palha; o aroma é típico frutado e floreal; o sabor é fresco e equilibrado e o teor alcoólico é baixo (11%).

Os melhores Proseccos estão concentrados na zona que vai de Conegliano a Valdobbiadene e são classificados, atualmente, pelo governo italiano como DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita). Essas duas cidades estão localizadas ao norte do Rio Piave e ao Sul dos Alpes: Valdobbiadene fica nas frias colinas do oeste e Conegliano está situada no leste, perto do mar Adriático. As duas áreas são protegidas pelos Alpes, tornando o clima ideal para a produção da uva Prosecco.

Tipos de Prosecco de Conegliano e Valdobbiadene encontrados no mercado:

Valdobbiadene Millesimato
Produzido a partir de uvas de uma mesma safra especialmente selecionadas das vinhas localizadas em maiores altitudes e com boa exposição solar.

Conegliano Valdobbiadene Spumante Extra Dry
É o Prosecco clássico. Combina uma variedade de aromas, como maçã, pera e flores, com um sabor suave e fresco. Apesar do residual de açúcar, de 12 a 20 g/l, a acidez presente equilibra o espumante, deixando o sabor seco e agradável.

Conegliano Valdobbiadene Spumante Brut
É o Prosecco mais moderno e um grande sucesso internacional. Os aromas são cítricos, com leves notas de pão. O sabor é seco, vivo e persistente.

Conegliano Valdobbiadene Tranquilo
É a versão menos conhecida do Prosecco fora da zona de produção. É obtida a partir de uvas bem maduras, colhidas nos vinhedos mais antigos e de baixa produtividade. Não passa por um segundo processo de fermentação, pois o vinho não é espumante. Tem aroma de maçã, pera, amêndoas e mel. A estrutura é suave e persistente, com retrogosto ligeiramente amargo.

Conegliano Valdobbiadene Frizzante
É a versão mais fácil e imediata do Prosecco, produzido para agradar aos paladares mais jovens. Tem menos bolhinhas que os outros e é um vinho bem leve.

Cartizze
Produzido na subzona de Cartizze, uma pequena área de 107 hectares de vinhedos, localizada entre as íngremes Colinas de San Pietro Barbozza, Santo Stefano e Saccol, em Valdobbiadene. É um espumante diferenciado, feito com uvas Prosecco, que crescem num microclima muito particular, numa área de solo arenoso muito antigo, composto por elementos típicos de um leito marinho.

Essas condições possibilitam uma drenagem rápida e eficaz da água das chuvas e faz com que as vinhas se desenvolvam de forma equilibrada. Na subzona de Cartizze, a colheita da uva Prosecco ocorre mais tarde, quando estão bem maduras. Esta escolha irá conferir ao vinho uma concentração de aromas e sabores de intensidades incomuns.

Ele passa pelo mesmo processo de espumantização, mas antes de ser colocado à venda, permanecerá armazenado de 30 a 40 dias, em local escuro, dentro da cantina. O Prosecco Cartizze tem cor intensa, aroma amplo e complexo com notas de maçã, pera, abricó, cítricas, rosas e amêndoas. Seu sabor é agradável e persistente.

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso