Franciacorta – Vinho Típico da Lombardia

Para a introdução dos espumantes produzidos na região de Franciacorta, na Lombardia, fiz uma pesquisa sobre relatos históricos e encontrei algumas notícias interessantes.
Existe um texto impresso em 1570, sob autoria do medico Gerolamo Conforti, com o título di "Libellus de Vino Mordaci" onde ele fala da existência de um vinho cheio de borbulhas produzido na região de Brescia, na Itália, e isto vem muito tempo antes do aparecimento do Champagne na França.
Achei interessante encontrar notícias que esta região já tinha vocação para a produção de espumante há tanto tempo atrás, mas seu "boom" realmente aconteceu nos últimos quarenta anos.



Características
Uvas utilizadas: Chardonnay e/ou Pinot Bianco e/ou Pinot Nero (100%).
Vinho espumante branco seco de cor amarela palha com reflexos dourados e esverdeados. Seu aroma é típico dos vinhos fermentados em garrafa, fino, amplo e complexo.
O sabor é fresco, seco e equilibrado.
Costuma apresentar teor alcoólico baixo (12 %).
Pode ser consumido depois de um período de envelhecimento.

Tipologia
Franciacorta é feito com o método clássico e os tempos de produção são muito longos. A segunda fermentação, que acontece na garrafa, começa sete meses após a colheita, quando os vinhos produzidos são misturados com outros para formar o vinho base.
O período que o vinho passa pela segunda fermentação e algumas particularidades vão determinar o tipo de Franciacorta:
- Franciacorta non Millesimato: mínimo dezoito meses de fermentação na garrafa antes de ser colocado à venda
- Satèn non Millesimati: vinte e quatro meses de fermentação na garrafa e não há adição de açúcar no final do processo. O Satèn é produzido usando somente Uvas brancas: Chardonnay e Pinot Bianco
- Rosé non Millesimati: vinte e quatro meses de fermentação na garrafa e é obrigatório o uso da uva Pinot Nero
- Franciacorta Millesimati: pelo menos trinta meses de fermentação na garrafa e todos os vinhos usados para formar o vinho base pertencem à mesma safra
- Franciacorta Riserva: no mínimo sessenta meses de fermentação na garrafa

Saiba Mais
Franciacorta possui reconhecimento DOC desde 1967 e ganhou status de DOCG em 1995.

Importante
Nesta postagem relatei notícias sobre a produção de algum tipo de vinho espumante na Lombardia, antes do surgimento do Champagne na França.
Só mencionei este fato por questão de curiosidade.
A França merece todos os méritos pelo trabalho que fez e que vem fazendo nos últimos trezentos anos para aprimorar e aperfeiçoar a bebida.
Todo este esforço incessante tem seu valor e o resultado é que Champagne é ÚNICO e não só o melhor espumante do mundo, mas um dos "MELHORES VINHOS DO MUNDO".

Vídeo
Está disponível no meu canal do YouTube um vídeo, obtido no "Consorzio per La Tutela del Franciacorta", mostrando o processo de produção do Franciacorta, com duração de três minutos e dezessete segundos:
http://www.youtube.com/watch?v=TrgVZidyTtM

Mosaico de Fotos da Região de Franciacorta



Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Cara Adriana,
    Acompanho seu site há muito tempo. Leio todos os artigos. É ótimo. A melhor fonte de pesquisa de vinhos italianos no Brasil.
    Você poderia me ajudar a escolher 30 vinhos italianos para eu preencher minha adega? Tenho que comprá-los via internet. Gostaria de vinhos de bom custo/benefício.
    Desculpe incomodá-la, mas sua ajuda seria importante.
    Marcelo Tramontini  

  2. grandibarrros disse...

    O vídeo do espumante Franciacorta, é demais, da vontade de ir correndo para o aeroporto rs! Gostaria de destacar seus detalhes a cada postagem e nesta o zelo com o champagne francês,sendo ética

    Eduardo  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso