Programa VINHOS na allTV - Região do Piemonte

O tema de hoje do meu programa VINHOS, na allTV, foi a região do italiana do Piemonte.
O horário normal é das 11h às 12h, mas por causa do feriado, apresentei 2 horas de programa.

Pode parecer estranho usar tanto tempo para falar sobre uma única região, mas a diversidade de vinhos do Piemonte é tão grande, que deu para ficar somente nos mais conhecidos.

O piemonte é cercado por montanhas, ao Norte, os Alpes o separam da Suiça e da França e ao sul, os Montes Apeninos, o separam da Região da Liguria.
O Rio Pó atravessa o Piemonte e é utilizado em muitos pontos para a produção de arroz. Os lugares cortados pelo rio são conhecidos como Valle do Pó e a capital da Região, Torino, está situada no centro deste vale.

Com tantas montanhas e vales, sobra só 30% do território para o cultivo de vinhedos, e eles se concentram nos arredores de Alba, Roero, Asti, Alessandria e nas colinas do Langhe e de Monferrato.
O clima predominante é continental, com invernos rigorosos e verões secos. O Outono é marcado por muita neblina, característica extremamente benéfica para a uva mais famosa da Região, a Nebbiolo, que tem amadurecimento tardio.

Durante o programa, mostrei vídeos das principais regiões produtoras de vinho do piemonte: Langhe, Barolo, Marbaresco, Monferrato, Acqui, Gavi. Acho muito importante, para entender o vinho produzido, conhecer, ou ter uma idéia do local onde as uvas nascem...

Falei sobre os vinhos Grignolino, Barbera, Barolo, Barbaresco, Dolcetto e Gavi di Gavi dei dicas de harmonização para cada um. Descrevi a característica de algumas uvas da região, como Cortese, Nebbiolo, Barbera, Dolcetto, Arneis, Grignolino, Erbaluce.

Para quem quiser rever o programa, basta selecionar a opção On Demand, do site da allTV, www.alltv.com.br, em Listar por Programas, optar por VINHOS e clicar no botão Filtrar.



Outra opção, é assistir diretamente no VIMEO, http://vimeo.com/7042907



Uma boa semana a todos,

Adriana Grasso

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso