Prosecco - Parte II



Novidade: o nome Prosecco agora é protegido por lei e só pode ser utilizado em vinhos produzidos na Itália!

O decreto do Ministério da Agricultura Italiano, que garante a exclusividade do uso do nome Prosecco, foi publicado no dia 01 de agosto de 2009 e já é reconhecido e aceito em toda a Comunidade Européia.

Este projeto, que vem sendo elaborado há muito tempo, serve para garantir a originalidade do produto. Em pesquisas feitas, dos espumantes intitulados Prosecco à venda em todo mundo, somente um em cada dez era originário da Itália.

A confusão, muitas vezes, era causada porque o Prosecco, antes de ser o nome de um vinho, é a denominação de um tipo de uva e, como tal, pode ser cultivada em qualquer parte do mundo. Mas os resultados dos vinhos obtidos NÃO podem ser comparados aos da Zona de Conegliano e Valdobbiadene, no Veneto, onde este vinhedo reina absoluto por mais de 300 anos e dá origem a uma bebida de características inigüaláveis.

Para resolver esta confusão, delimitou-se uma área na Itália que se chamará Prosecco, compreendendo parte da região do Veneto e da Friuli Venezia Giulia, e a Uva Prosecco, passa a ser chamada com seu antigo nome nativo: Glera.

A partir do próximo ano, todos os vinhos Prosecco terão DOC (Denominação de Origem Controlada e Garantida) nas suas etiquetas e nas regiões mais nobres, que já tinham este status, passam a ter DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida). São elas: Conegliano Valdobbiadene, Cartizze e Colli Asolani ou Asolo.

Quem utilizava a Uva Prosecco na composição de seus vinhos fora destas áreas e colocava o nome da uva no rótulo, não poderá mais fazê-lo. Agora, se eles quiserem, devem usar o nome Glera...

O quê o consumidor ganha com estas mudanças?
Nos próximos anos, quando o consumidor comprar um Prosecco, em qualquer parte do mundo, terá garantia de originalidade do produto.
O controle de qualidade também ficou mais rigoroso e, com as novas normas, o Prosecco deverá ser produzido com vinhas de menor rendimento, o que irá garantir uma qualidade ainda maior do produto.

Importante
Recebi uma lista de dúvidas a respeito do Prosecco; estou agrupando todas para responder numa das próximas postagens.
Aguarde!

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso