Sobre o Vin Santo



Existem vária hipóteses a respeito da origem deste vinho. Uma se refere a um frade que distribuía aos doentes vinho (vin santo) com efeitos terapêuticos positivos. O vinho em questão ficou conhecido como Vin Santo pelo poder de cura. Outra hipótese está relacionada ao ciclo de produção do vinho com o calendário de festas religiosas: o início da fermentação com o Dia de Todos os Santos e o final com o Natal.

Há relatos sobre a produção do Vin Santo nos tratados da Vinicultura dos anos 700 d.c. na região da Toscana, mas a Literatura Italiana explorou bastante o tema no século XVIII quando apareceram publicações sobre as maneiras de produzir Vin Santo, orientando somente a utilização de uvas brancas: Trebbiano e Malvasia do Chianti.

A qualidade deste tipo de vinho depende de muitos fatores: o tipo de uva, o tempo de secagem, a fermentação e o tempo de envelhecimento.

Curiosidade
Este vinho sempre foi um símbolo de amizade e hospitalidade para o povo italiano. Não havia família que não possuísse em casa uma garrafa de Vin Santo para oferecer às visitas. Também era a bebida usada nas ocasiões que merecessem um brinde.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

4 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Adoro Vin Santo com cantuchi ( uns biscoitinhos italiano), hum que fome!!!!  

  2. Unknown disse...

    Boa noite Adriana,
    sou estudante de Gastronomia em Ribeirao Preto-SP e tenho uma pesquisa para fazer com relação a este vinho; harmonização, temperatura para consumo, caracteristicas ligadas ao terroir, informações da colheita, processo de vinificação e etc... sera que pode me ajudar??
    se puder responda por email; gustavo.carli@hotmail.com

    Obrigado!!

    Gustavo de Carli  

  3. Anônimo disse...

    onde compro?  

  4. Franco Pieriboni disse...

    Boa noite Adriana,
    sou italiano e moro em Natal-RN. Escrevo para enforma-la que o primeiro Vin Santo DOC da Italia é o Vin Santo DOC de Gambellara desde o ano 1970. Acho interessante e unico esse Vin Santo devido a uva branca de produção (garganega) e ao solo, Gambellara surge na boca de um antigo vulcão. Os minerais do solo marcam fortemente os vinhos produzidos na zona DOC de Gambellara. Infelizmente será dificil econtrar uma garrafa de Vin Santo de Gambellara, a região de produção é pequena e os impostos de importação dificultam o comercio no Brasile.
    Franco Pieriboni
    francopieriboni@supercabo.com.br  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso