Explode na Itália a Mania do Vinho Espumante

O espumante está substituindo o vinho branco e o tinto, como vinho do dia-a-dia, na mesa do italiano.



O motivo para esta mudança se deve a sua versatilidade na harmonização com os pratos, uma vez que ele é a solução para quase todos os tipos de comida, assim como sua vasta gama de tipologia e relação qualidade X preço.

Nós últimos anos, os produtores adequaram o valor do produto para a nova realidade do mercado e esta diminuição também chegou às importadoras, que adequaram o valor de venda deixando e espumante com um preço mais atrativo...

Dentre os espumantes preferidos pelos italianos estão:
1. Franciacorta
2. Trento
3. Conegliano e Valdobbiadene (Prosecco)
4. Asti
5. Oltrepò Pavese

Outro dado interessante é que os espumantes produzidos no método clássico, com a segunda fermentação na garrafa, são mais procurados do que aqueles feitos no método charmat, com a segunda fermentação em autoclaves.

A venda de espumante fora da Itália também cresceu 15% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os principais mercados consumidores são Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e países emergentes.

Muitos destes dados foram divulgados durante o Fórum dos Espumantes, que ocorreu de 05 a 07 de setembro de 2009, em Valdobbiadene, na Itália.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso