Visita ao Vinitaly - Parte 1

Primeiro dia de Vinitaly é sempre tranqüilo. Todos os expositores estão com energia para falar e explicar seus produtos, sua história e seus projetos.
É meu dia favorito na feira!
Reservo sempre para visitar produtores de alguma parte da Itália pouco divulgada no Brasil.
Neste ano escolhi a Região de Marche. Tive a ajuda de Marco Regini e seu sócio Leandro Paoletti. Eles possuem contatos com várias vinícolas e me levaram para conhecer algumas.

Começamos nosso tour pelo produtor Colonnara, onde fomos recebidos pelo presidente da Vinícola, Massimiliano Latini.



Eles possuem uma boa variedade de vinhos divididos em: Linea Nobile, Linea Autoctoni e Linea Classica. A Vinícola completou 40 anos e, em comemoração, o excelente Verdicchio dei Castelli di Jesi Doc da Linea Classica ganhou uma garrafa com design novo.

Seguimos para o produtor La Morciola, que também possui várias linhas de produtos: I Mori, I Bronzi, Morciola, Rossini e Frizzanti. Entre muita conversa sobre tradição e tipicidade, provei um vinho tinto muito especial: o Pergola Rosso DOC Conte Alidoro, feito 100% com uvas Aleatico.



Passamos para uma rápida visita a Cantine Matauro Vini, produtora de Bianchello del Metauro DOC e Sangiovese Colli Pesaresi DOC e fizemos uma pausa para o almoço, que é sagrado na Itália, mesmo em dia de feira!

Seguimos então, para o tradicional produtor Moncaro.



Encontramos lá o presidente Doriano Marchetti. Ele nos apresentou seu extenso catálogo de vinhos,a maioria bem típicos da região, como os brancos, Verdicchio dei Castelli di Jesi, Esino e Falerio dei Colli Ascolani; e os tintos Lacrima di Morro d'Alba, Rosso Piceno e Rosso Conero.

A última parada do tour foi na Monte Schiavo. Lá nos aguardava o simpático Gianluigi Calzetta. Ele falou muito sobre a qualidade do Verdicchio. Degustamos Verdicchio Castelli di Jesi Classico Doc Ruviano e Verdicchio Castelli di Jesi Classico Superiore DOC Pallio di San Floriano. Os dois são ótimos, mas o Pallio di San Floriano me impressionou bastante...



Durante a conversa, Gianluigi percebeu nosso entusiasmo por uvas pouco conhecidas e nos ofereceu o vinho tinto Pansè, um Lacrima di Morro d'Alba DOC feito 100% com uvas Lacrima e de produção limitadíssima. Simplesmente divino!

Antes de sair do Vinitaly passamos pelo produtor Goretti Vini, da Região da Umbria. Eu tinha interesse em experimentar o Montefalco Sagrantino que eles produzem.



Fomos gentilmente recebidos por Sara Goretti, que explicou um pouco sobre a história da Vinícola e apresentou duas linhas de produtos: Vino è Tradizione e Vino è Passione. Da primeira, degustamos o Rosso Colli Perugini DOC L’Arringatore, feito com 60% Sangiovese, 30% Merlot e 10% Ciliegiolo; e o Grechetto Colli Perugini DOC, vinho branco produzido somente com uvas Grechetto. Da segunda, degustamos o Sagrantino di Montefalco DOCG, vinho tinto com 100% de uvas Sagrantino.

Quando saí da feira e voltei para o hotel, veio a lembrança de um slogan que sintetiza muito bem meu sentimento em relação ao vinho e a cultura italiana: “AMO MUITO TUDO ISSO!”.

Importante
Segue o mapa da Itália com a Região de Marche em destaque.



Ela fica na costa do Adriático e faz divisa com: Lombardia, Umbria e Abruzzo.

Saiba Mais
Quantidade de DOCG e DOC da região:
Total de DOCG: 2 (Rosso Conero, Vernaccia di Serrapetrona).
Total de DOC: 10 (alguns exemplos: Bianchello del Metauro, Falerio dei colli Ascolani, Lacrima di Morro d'Alba, Rosso Piceno, Verdicchio dei Castelli di Jesi, Verdicchio di Matelica).

Você Sabia...
Marco Regini e Leandro Paoletti estão com um interessante projeto de consócio entre Itália e Brasil. Os detalhes podem ser obtidos no site: http://www.piaceitalia.it/

Links
Colonnara: http://www.colonnara.it/
Goretti Vini: http://www.vinigoretti.com/
La Morciola: http://www.lamorciola.it/
Metauro Vini: http://www.metaurovini.it/
Moncaro: http://www.moncaro.com/
Monte Schiavo: http://www.monteschiavo.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso