Visita ao Vinitaly - Parte 4

Passei pelo tradicional produtor Piemontês da Região próxima à Novara, Dessilani. Eles trabalham com vinhos desde 1892, mas sabem dosar muito bem tradição com modernização, obtendo ótimos resultados.



Sempre me lembro deles pelos excelentes vinhos Fara Caramino, Fara Lochera e Gherme, mas fui conferir o Gattinara, uma indicação do Cristiano Orlandi do Blog Vivendo Vinhos.



Realmente, vale à pena experimentar!

Como olhava vinhos da Região do Piemonte, não poderia deixar de ir ao estande do Travaglini. Estavam expostos o Gattinara, o Gattinara Riserva e o Gattinara Tre Vigne.



Eles estão produzindo também um vinho jovem, classificado como Vino da Tavola, chamado Cínzia, de uma variedade da uva Nebbiolo conhecida localmente como Spanna.

Pretendo visitar as vinícolas Dessilani e Travaglini em breve. Quero publicar um Roteiro de Turismo do Vinho que percorra a Região onde eles estão localizados.

Depois, passei nos estandes de dois produtores onde meu amigo e agrônomo, Eduardo José dos Santos Stefani, trabalhou. O primeiro foi da Fattoria Poggio Romina.



Fui recebida por Andrea Sestini. Ele me explicou que sua família trabalha há quatro gerações com produção de vinho, e eles adquiriram as terras de uma localidade chamada La Romita nos anos 60, onde fica a atual sede da Cantina. A produção se baseia, principalmente, em Chianti Clássico.

O segundo foi a Azienda Agricola La Cadalora, com seus vinhos da Região do Trento. O enólogo Tiziano Tomasi me apresentou seus vinhos.



Eles são especializados em vinhos brancos, uma vez que a Região é propícia para uvas como: Pinot Grigio, Chardonnay, Sauvignon e Sylvaner, mas produzem dois tintos bem interessantes: o Majere, com Uvas Cassetta (um vinhedo autóctono muito antigo), o Vignalet, de Pinot Nero e o Sanvalentino, que leva Marzemino e Lagrein.

Mais Novidades na Enolitech
A Enolitech é um Pavilhão dentro da Vinitaly com máquinas, tratores, adegas climatizadas, taças de cristal, embalagens e diversos equipamentos relacionados ao vinho.
Já falei sobre a lavadora para taças grandes de cristal, mas vi outras coisas interessantes, como novos tipos de embalagens para garrafas de vinho.



Este é um dos modelos da empresa Gi Erre Plastica. Parece só uma embalagem modular de plástico, mas ela tem propriedades especiais que protegem as garrafas de choques e raios solares. Antes da utilização, elas podem ser empilhadas, reduzindo bastante o volume ocupado no estoque. Quem já teve a oportunidade de usar a opção de isopor sabe muito bem a vantagem de uma alternativa que não ocupa muito espaço de armazenagem!

Links
Dessilani: http://www.dessilani.it/
Gi Erre Plastica: http://www.gierreplastica.com/
La Cadalora: http://www.lacadalora.com/
Poggio Romita: http://www.poggioromita.com/
Travaglini: http://www.travaglini.com/
Vinitaly: http://www.vinitaly.com/
Vivendo Vinhos: http://vivendovinhos.blogspot.com/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

1 comentários:

  1. Cristiano Orlandi disse...

    Adriana,

    Obrigado por citar o Vivendo Vinhos. Espero que o Gattinnara da Dessilani tenha sido uma boa experiência.

    Cristiano Orlandi
    Vivendo Vinhos
    http://vivendovinhos.blogspot.com  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso