Visita ao Vinitaly - Parte 3

A Feira está muito movimentada. Para vocês terem uma idéia, tirei uma foto do pavilhão da Lombardia, que fica logo na entrada.



Continuando minha visita, passei pelo stand do Produttori del Barbaresco.
Encontrei o diretor da cooperativa, Aldo Vacca. Ele me deu de presente os livros comemorativos dos 50 anos da cantina: 50 Vendemmie a Barbaresco, mais ilustrativo e Produttori del Barbaresco 1958-2008 Storia colletiva della promozione di um vino e del suo territorio, de Attilio Lanniello.



Quanto aos vinhos, eles só trabalham com uva Nebbiolo e vinificam de forma tradicional; o resultado é sempre um Barbaresco de excelente qualidade!

Fiz uma visita ao Franz Haas, tradicional produtor da região do Alto Adige.



Eles fazem bons vinhos; meu favorito é o Moscato Rosa, de produção limitada e com aromas complexos de casca de laranja, pétalas de rosa e cravo. Quem tiver oportunidade, vale à pena experimentar.

Dei uma volta pela Enolitech, pavilhão com máquinas, tratores, adegas climatizadas, taças de cristal, embalagens e diversos equipamentos relacionados ao vinho. Entre as novidades, uma que chamou a minha atenção foi uma lavadora industrial para taças grandes e delicadas de cristal do fabricante Winterhalter Italia Srl.



Achei interessante pois, geralmente, as taças de cristal usadas para servir vinho nos restaurantes são lavadas manualmente.

Na hora do almoço, experimentei um dos restaurantes montados na feira. O escolhido foi: Ristorante Piemonte; quem estava sob o comando era o chef Angelo Silvestro do restaurante Da Balin de Livorno. Cada dia eles tem um cardápio fixo servido com vinhos especialmente selecionados para acompanhar cada prato. O que experimentei era:

Millefoglie di carni cotte a vapore com verdure dell’orto profumate alla salsa verde com o vinho branco Langue Arneis DOC



La mia Panissa della Bassa Vercellese
com o vinho tinto Gattinara DOCG

Bavarese di Riso, sobremesa morangos e frutas do bosque, acompanhado com Malvasia di Casorzo d’Asti DOC



Caffè e pasticceria piemontese (canastrelli, nocciolini di Chivasso, paste di meliga e torcetti)

Simplesmente Divino!

Links
Franz Haas: http://www.franz-haas.com/
Prod. del Barbaresco: http://www.produttoridelbarbaresco.com/
Vinitaly: http://www.vinitaly.com/
Winterhalter: http://www.winterhalter.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso