É muito difícil encontrar alguém que já visitou Milão e não conhece o Peck. É uma casa muito tradicional, fundada em 1883, que vende iguarias de dar água na boca nos paladares mais exigentes! O que muitas pessoas não sabem é que muitos dos produtos (não só os de delicatessen) são produzidos no subsolo deste lugar mágico...

Em uma das minhas freqüentes visitas ao local, tive a sorte ser convidada por um dos donos para percorrer está área restrita para o público em geral.

Entrando pela porta ao lado do balcão de massas frescas, pegamos um elevador que nos conduziu ao subsolo. Lá percorri a área de produção de queijos e salames. Um local incrível, com equipes altamente especializadas em cada tipo de produto fabricado. Pude conversar com o responsável pela produção do mascarpone (que exerce esta função há mais de 25 anos) e provar o queijo recém-fabricado. Muito solícito, ele explicou todo o processo e disse que o segredo é vender o mascarpone sempre muito fresco, em até cinco dias depois de feito.

Depois entramos na área reservada aos queijos, que necessitam de maturação, e na salameria. Fiquei impressionada! Eles possuem as máquinas e os refrigeradores que encontrei visitando as melhores salamerias da Itália.

Passei uma tarde muito especial na companhia de um dos simpáticos proprietários do local. Notava-se que ele continuava a trabalhar por prazer mesmo depois de 50 anos de profissão, e ainda tinha aquele brilho nos olhos quando falava sobre seu negócio e os planos para o futuro!

Foi uma lição de vida!

Saiba Mais
O Peck fica na Via Spadari nº 9, em Milão, próximo do Duomo. Não abre aos domingos e, às segundas-feiras, só funciona depois das 15h (bem italiano).

Links
Peck: http://www.peck.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso