Segunda-feira (02/11/09), o Programa Vinhos que apresento na allTV, foi especial e teve duas horas de duração, das 10h às 12h. Como era feriado, escolhi para o tema Enoturismo.
O primeiro lugar que mostrei foi o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul:



Vale dos Vinhedos é uma região da Serra Gaúcha que fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. É ali que se concentra a maior produção de vinhos finos do Brasil.
Pela sua proximidade com Porto Alegre, pela sua cultura, pela sua história e pelo seu charme, com bons hotéis, pousadas e restaurantes, o Vale é um dos melhores destinos para Enoturismo no Brasil!
Várias vinícolas fazem visitas guiadas com degustação e venda dos produtos.
Existem boas opções para Enoturismo no Vale dos Vinhedos e arredores, como o Caminhos de Pedra, que procura resgatar a herança cultural dos colonos italianos, o roteiro dos Vinhos de Montanha, que inclui, entre outras, a Vinícola Aurora, e as Visitas Guiadas à Chandon, que fazem parte da Rota dos Espumantes.

Em seguida mostrei as opções de Turismo do Vinho na Região de Mendoza na Argentina:



A Argentina é o maior produtor de vinhos da América do Sul e também possui um alto consumo per capita (30 litros por ano).
A Argentina iniciou seu cultivo de uva no século XVI impulsionado pelos espanhóis, mas no país encontra-se uma grande variedade de uvas trazidas por imigrantes de outros países.
Sua fama vem, principalmente, dos vinhos produzidos pela Uva Malbec, que, possivelmente, encontrou seu terroir perfeito nas vinhas quentes e secas de Mendoza, a maior região vinícola da Argentina.
Os investidores estrangeiros estão presentes em várias vinícolas argentinas e ajudaram a impulsionar a exportação de vinhos para o resto do mundo.
Mostrei vídeos com visitas à Bodega Septima, Lagarde, Bodega Lopez e à Vina El Cerno, além de alguns pontos turísticos da região de Mendoza.

Saindo da Argentina, mostrei a Quinta do Portal, em Portugal, que está na lista dos dez melhores lugares destinos para Enoturismo da revista Forbes:



A Quinta do Portal é uma casa portuguesa, familiar e independente que abraçou com toda a paixão o conceito de "Boutique Winery", se dedicando à produção de vinhos DOC Douro, Vinhos do Porto de categorias especiais e Moscatel. A Quinta do Portal fica situada no Vale do Rio Pinhão, na estrada que liga Sabrosa ao Pinhão, a cerca de uma hora e meia de viagem desde o Porto. No Centro de Visitas, é possível adquirir vinhos, fazer degustações, evisitar as caves e o Centro de Vinificação... Ao mesmo tempo, é possível desfrutar as magníficas paisagens de vinhas do Vale do Pinhão.

Da Espanha, escolhi um vídeo da Ciudad del Vino, na Região de Rioja:



A Cidade do Vinho é um complexo composto pela antiga bodega, assim como um novo edifício desenhado pelo arquiteto canadense Frank O. Gehry. Nela se encontra um hotel, um spa de vinhoterapia, um restaurante e um centro de reuniões e convenções. É um château do século XXI, onde se pode desfrutar das diferentes experiências que o vinho oferece.

No Programa, também mostrei vídeos e dei sugestões de Enoturismo no Chile, Região de Conguaga e na Itália, Região da Toscana, do Alto Adige e do Piemonte.

Hora da Dica
Na dica do Programa, passei a lista publicada neste ano pela revista Forbes com os dez melhores lugares do mundo para Enoturismo:
1. Castello Banfi, Toscana (Itália)
2. Montes, Colchagua Valley (Chile)
3. Ken Forrester, Stellenbosch (Africa do Sul)
4. Fournier, Mendoza (Argentina)
5. Leeuwin Estate, Margaret River (Austrália)
6. Felton Road, Central Otago (Nova Zelandia)
7. Bodegas Ysios, Rioja (Espanha)
8. Quinta do Portal, Duero (Portugal)
9. Château Lynch-Bages, Bordeaux (França)
10. Peter Jakob Kuhn Oestrich, Rhein/Mosel (Alemanha)

Saiba Mais
Eu apresento, ao vivo, o Programa Vinhos, na allTV, todas as segundas-feiras, das 11h às 12h.

Link
allTV: http://www.alltv.com.br/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

3 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Vale dos Vinhedos é uma região da Serra Gaúcha que fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte "Belo" do Sul. É ali que se concentra a maior produção de vinhos finos do Brasil.  

  2. Adriana Grasso disse...

    Grata pela correção...
    Adriana  

  3. Anônimo disse...

    Você ainda não respondeu minha pergunta....
    Agora sim eu já li a maior parte do seu blog e sei que ela não foi respondida em nenhum tópico aterior...
    Parábens pelo seu trabalho.  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso