O que é um Vinho Biodinâmico?



A produção de Vinhos Biodinâmicos é uma prática que possui poucos adeptos, em sua maioria, na França. Ela teve maior impulso e divulgação a partir dos anos 80.
A biodinâmica gera vinho sem tratamento químico, sem correção, retoques, filtragem e sem possibilidade para remediar algum possível erro cometido durante o cultivo das uvas. É o puro reflexo dos ventos, das chuvas, do solo e do sol sobre os vinhedos. Muitos dizem que é o caminho mais puro para expressar um terroir(*).

Os princípios da biodinâmica têm suas raízes em uma série de conferências realizadas pelo filósofo e cientista austríaco Rudolf Steiner, em 1924, intituladas "Fundamentos Espirituais para a Revolução da Agricultura", que pregavam a necessidade de unir o mundo da ciência, com o material e o espiritual, através de métodos filosóficos.

A moderna prática da biodinâmica foi inspirada nas teorias de Steiner, mas é importante ressaltar que um grande número de produtores adeptos da biodinâmica não gostam de serem associados às opiniões e aos ensinamentos de Steiner....

A chave para biodinâmica está em considerar a propriedade agrícola, em sua totalidade, como um sistema vivo e auto-sustentável. Ela também utiliza como parâmetro, ritmos lunares e cósmicos. No lugar de fertilizantes ou pesticidas sintéticos utiliza-se uma série de produtos orgânicos especiais para melhorar a vida do solo, que são aplicados no momento adequado, de acordo com os ritmos da natureza. Qualquer problema, ou doença que ocorra nas plantações não são avaliados isoladamente. Toda a propriedade é analisada para diagnosticar o que está gerando este desequilíbrio.

Os agricultores adeptos da biodinâmica, geralmente, adaptam as técnicas desta metodologia de acordo com as necessidades de suas propriedades e garantem que conseguem bons resultados.

Um dos pontos mais importantes é a existência de um solo equilibrado com uma população de microorganismos saudáveis.

Um dos órgãos internacionais que regulamentam a agricultura biodinâmica é o Demeter. Ele possui subsidiárias em 43 países. Além de ditar suas normas, o Demeter tem como função fazer com que os consumidores entendam o significado deste tipo de agricultura e mostrar que suas regras são mais rigorosas que as da agricultura biológica.

O interesse pela agricultura biodinâmica está crescendo, especialmente entre os viticultores. As inscrições de produtores de vinhos no Deméter triplicaram nos últimos cinco anos, de acordo com Elisabeth Candelario, diretora de marketing de Deméter EUA.

(*) Terroir: uma palavra muito difícil de traduzir pois possui vários significados. Ela engloba todo ambiente natural em que algo está crescendo. Isso inclui aspectos climáticos como, variação de temperatura durante o ano, quantidade de sol, índice pluviométrico, vento e outras condições naturais que possam ocorrer como geadas, chuvas de granizo. Ela também se referencia a variedade de uva plantada, ao solo e subsolo dos vinhedos, incluindo seu conteúdo mineral, sua fertilidade, drenagem. A localização geográfica do terreno também é muito importante: sua inclinação, altitude, proximidade de rios.

Saiba Mais

A biodinâmica tem algumas práticas que fogem do tradicional como: o uso de chás no terreno para equilibrar carências minerais; chifre de boi com cristais de quartzo moído enterrado em determinadas épocas para manter a energia do solo; uso de esterco de diferentes animais, uma vez que os que comem raízes produzem melhor adubo para as plantas; colheita, vinificação e engarrafamento baseados nas fases da lua; aragem por tração animal; colheita manual. Devido a algumas dessas práticas, seus adeptos, muitas vezes, são considerados pessoas exotéricas e esquisitas...

Dentre os adeptos da biodinâmica estão grandes nomes como: Lalou Bize-Leroy, co-proprietária do Domaine de la Romanée-Conti e dona do seu próprio Domaine Leroy, Michel Chapoutier, proprietário de extensos e importantes vinhedos no Rhône e na Provença e Álvaro Palácios, na Espanha. Pelos resultados que eles obtêm usando a agricultura biodinâmica nas propriedades que produzem seus famosos vinhos, não se pode considerá-los tão estranhos assim...

Atualmente, até os críticos mais céticos acabam concordando que os vinhos biodinâmicos costumam ser melhores que os da vinicultura tradicional. Eles parecem ter mais presença, mais intensidade e mais energia!

Link
Demeter: www.demeter.net

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso