Peixe e Vinho Tinto?

Pode sim - e é comum em vários países



Muitos acham que só é correto comer carne vermelha acompanhada de vinho tinto e peixes com vinho branco. Esta não é uma regra geral. Em muitos países como Espanha, Itália e França, pratos à base de peixe são servidos com vinho tinto sem problema algum!

Na hora da escolha, o mais importante é considerar a estrutura do prato e usá-la para decidir o vinho que irá acompanhá-lo. O melhor e mais seguro é optar por um equilíbrio entre os dois.

Prefira combinar um prato pouco condimentado com vinhos leves e os mais elaborados com vinhos potentes. Quando falo em vinhos leves, estou me referindo ao vinho branco ou tinto, com nível alcoólico de até 12,5% e taninos (aquela sensação de adstringência que faz a boca ficar seca) não-intensos.

Usando este conceito, podemos servir vinho tinto com pratos à base de peixe, principalmente os mais gordurosos. Eles combinam com Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir (safras novas e pouco alcoólicas), Dolcetto D’Alba e Tempranillo, por exemplo.

É normal encontrar um espanhol saboreando uma Paella com um vinho tinto Rioja, um francês se deliciando com um Anguille à la Bordelaise e uma taça de vinho tinto Bordeaux leve ou um italiano comendo um Bacalla’ Alla Vicentina acompanhado de um Tocai Rosso.

No Brasil, temos uma grande variedade de pratos à base de peixe e molhos condimentados. Que tal saboreá-los com um vinho tinto?

Experimente!

Saiba Mais
Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Dolcetto, Tempranillo e Tocai são uvas usadas na fabricação de vinho tinto; Alba, Bordeaux e Rioja são regiões produtoras de vinho na Itália, Franca e Espanha, respectivamente; Anguille significa “enguia”, em Francês.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

3 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Adriana, parabéns pelo blog! Pena que demorei tanto para encontrar o blog... Mas agora que você faz parte do enoblog, tenho certeza que será sucesso por lá e outros visitantes irão parabenizar seu trabalho!!! Você conquistou mais um visitante fiel.  

  2. Anônimo disse...

    Nossa, nunca imaginei essa combinação. Vou experimentar na Páscoa!
    Abraço!!!!!  

  3. amanda queiroz disse...

    Adriana, que vinho devo tomar com Risoto del Contadino? já que vai vinho no próprio risoto.

    Obrigada,

    abraço,  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso