Classificação dos Vinhos Italianos - Parte 2

Além do DOC, DOCG e IGT (citadas na Parte 1), encontramos outras nomenclaturas nos rótulos dos vinhos Italianos. Veja o significado de algumas delas:

Novello – vinhos muito jovens (geralmente colocados à venda após a fermentação, nos meses de novembro, dezembro). Devem ser consumidos em, no máximo 3 meses.
Riserva - indica que o vinho foi envelhecido por um tempo maior que a versão normal (o período mínimo e o recipiente para maturação são determinados pelo disciplinar de cada tipo de vinho).
Superiore – vinho com graduação alcoólica maior que a versão normal.
Spumante - vinho espumante elaborado pelo método Charmat ou pelo método Champenoise, o mesmo usado para produzir o Champagne, onde a segunda fermentação acontece na garrafa.
Frizzante - vinho ligeiramente espumante .
Passito – vinho elaborado com uvas semi-desidratas (passas).
Vino da Tavola – se o rótulo é omisso quanto à origem e o tipo de uva, pode ser considerado um vinho genérico, muitas vezes resultado de cortes ou misturas de vinhos de origens diferentes. Nem sempre é de qualidade inferior. Alguns vinhos famosos ou de boa qualidade que por diversas razões não podem ter o DOC ou IGT estão sob este rótulo.

Saiba Mais
Existem ótimos vinhos italianos à venda no Brasil com o rótulo de "Vino da Tavola". Um exemplo é o Edizione Cinque Autoctone Vini Farnese, feito com 5 uvas autoctonas provenientes das Regiões de Abruzzo e Puglia (Montepulciano, Negroamaro, Sangiovese, Primitivo e Malvasia Rossa). Ele não pode ser classificado como IGT, pois é produzido com uvas de mais de uma região italiana.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso