Um Panorama dos Vinhos da Região de Lazio



Considero Lazio uma região sem grandes vinhos, apesar de possuir zonas vinícolas de alta potencialidade como I Castelli Romani e Montefiascone. Este fato pode parecer estranho para uma área que tem como capital a cidade que foi centro do antigo império Romano, Roma.

Na história do vinho, não se discute o trabalho feito por Fenícios, Gregos e Etruscos para a difusão deste na Itália, mas foi graças aos Romanos que ele se difundiu em toda a Europa. Seus soldados carregavam semente de videiras durante o período de conquistas e quando encontravam locais apropriados, iniciavam plantações de uva. Foram os romanos os responsáveis pela criação de um comércio de vinho fazendo com que este se tornasse importante também do ponto de vista econômico.
Eles consideravam o vinho um elemento imprescindível e na cidade de Roma eram comercializadas dezenas de tipos provenientes de toda a Europa. Existia uma área na cidade dedicada à venda de vinhos, cujo centro era a famosa via Bibaratica... Nos portos vizinhos, haviam sessões dedicadas somente ao néctar de Bacco.

Apesar deste brilhante histórico de disseminação, produção e consumo, os vinhos produzidos em Lazio possuem qualidade irregular. Sua capital, Roma, sempre foi um grande mercado consumidor e absorvia toda a produção dos vinhos de seus arredores. Desta forma, as vinícolas da região não tinham grandes problemas para vender o que produziam. Segundo alguns historiadores, esta é uma das principais razões para o atraso das cantinas em relação à aplicação de novas técnicas e a modernização de seus equipamentos.

Alguns vinhos Produzidos em Lazio
Lazio produz o vinho branco Frascati, que se desenvolve na região dos Castelli Romani e é feito com Uvas Malvasia Branca e/ou Trebbiano Toscano (mínimo 70%) e Greco e/ou Malvasia del Lazio (máximo 30%).
O único DOCG da região é o Cesanese del Piglio, vinho tinto produzido nos arredores de Frosinone, com Uvas Cesanese d’Affile e/ou Comune (mínimo 90%).
Em Montefiascone temos o vinho branco Est! Est!! Est!!! com Uvas Trebbiano Toscano (65%), Malvasia Branca (20%) e Rossetto (15%).

Importante
Alguns produtores estão trabalhando para melhorar a qualidade de seus vinhos, entre eles destacam-se: Fontana Candida, com seus Frascati, Colletono, com Cesanese del Piglio e Trappolini, com Est! Est!! ESt!! Di Montefiascone.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso