A Maceração Carbônica consiste num processo em que os cachos de uvas inteiros são colocados dentro de uma cuba vedada e saturada de anidrido carbônico. Esta operação induz os levedos presentes na casca dos grãos de uva a penetrar no grão em busca de água e oxigênio, iniciando, assim, um processo de fermentação intracelular.

Depois de um intervalo de tempo, as uvas que passaram por este processo são prensadas. Elas geram um suco parcialmente doce que acabará seu processo de fermentação (transformação de açúcar em álcool) pela ação dos levedos noutra cuba.
O resultado é um vinho frutado e fresco, com um volume alcoólico mínimo de 11% e pouco tanino e residual de açúcar (menos de 10 g/l).

No vinho Novello, os aromas secundários, resultado da técnica de vinificação utilizada, se sobressaem aos aromas primários, relativos ao tipo de uva utilizada.

O tempo de produção é muito rápido e o vinho Novello pode ser comercializado pouco depois da colheita das uvas, o que não quer dizer que ele seja simples de produzir.

Não é fácil obter todas as características desejadas para este tipo de vinho, uma vez que ele deve ser leve e frutado, de cor não muito clara e nem muito escura, que não seja pobre em estrutura e que represente a primeira taça de vinho de uma nova colheita!

Segue o esquema do processo de produção de vinhos Novello e Nouveau:



Para facilitar a análise das diferenças, segue abaixo o processo de produção tradicional dos vinhos tintos:



Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso