Negroamaro – Vinho Típico da Puglia

Negroamaro está entre os principais vinhedos cultivados na Região da Puglia. No passado era usado como uva de corte para dar estrutura e cor na produção de outros vinhos. Nos últimos anos ganhou notoriedade e passou de coadjuvante a protagonista, sendo utilizado como base para muitos vinhos de Denominação de Origem Controlada da Puglia.



Características
Uvas utilizadas: Negroamaro;
Vinho tinto com uma intensa cor vermelho-granada. O aroma é intenso, vinoso e frutado, com notas de pequenas frutas de casca escura e tabaco.
O sabor é seco, equilibrado, potente e persistente.
Apresenta teor alcoólico alto (13,5%).
Este vinho, geralmente, pode ser consumido entre oito anos da safra.

Sobre a Uva Negroamaro
O cultivo deste vinhedo na Puglia vem do período da colonização grega, século VII a.C. A origem do nome, provavelmente, é a junção do termo latim, NIGRA, e do grego, MAVRO. As duas palavras indicam a cor preta, e acredita-se que era chamada desta forma, para ressaltar sua utilidade como uva de corte para dar cor a vinhos tintos com tons mais claros. Hoje é amplamente utilizada como base para produção de vinhos de ótimo nível e de preços muito acessíveis.

Vinhos à Venda no Brasil
Degustei semana passada o Sire Negroamaro Puglia IGT 2003 do produtor Marco Maci. O vinho é produzido 100% com Uvas Negroamaro e me impressionou por sua intensidade, potência e persistência, tudo muito bem equilibrado. O produtor recomenda que a garrafa seja aberta uma hora antes do consumo. Para quem tiver oportunidade, vale à pena. Ele não possui importador no Brasil.
Aqui recomendo o Masseria Maìne Negroamaro Salento IGT do produtor Tormaresca, disponível na Mistral.

Saiba Mais
A Uva Negroamaro é utilizada na produção de vários vinhos tintos e rosé DOC da Região da Puglia, como: Alezio (80-100% de Uvas Negroamaro), Brindisi (70-100%), Copertino (70-100%), Galatina (65-100%), Leverano (50-100%), Lizzano (60-80%), Matino(70-100%), Nardo (80-100%), Salice Salentino (80-100%) e Squinzano (70-100%).

Galeria de Fotos
Algumas fotos de Lecce, Taranto e Brindisi:

Lecce: Santamaria di LeucaLecce: Santamaria di LeucaBrindisi: PortoTaranto: Castello Aragonese








Links
Importadora Mistral: http://www.mistral.com.br/
Marco Maci: http://www.macimarco.it/
Tormaresca: http://www.tormaresca.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso