Produtor Gianni Gagliardo

Participei, a convite de Luiza Pezzia, de um evento, no dia 14 de maio de 2009, na vinícola de Gianni Gagliardo, em La Morra, no Piemonte, na Itália.

A organização ficou por conta da famosa vinícola e do grandioso Gruppo Meregalli, que representa alguns vinhos do produtor na Itália.
O resultado não podia ser outro: MUITO LUXO!!!

Meregalli Motor Home

Fomos recebidas por Gianni Gagliardo, muito solícito e simpático, que falou de seus projetos e mostrou sua bem montada cantina. Ele é mundialmente conhecido como produtor de Barolo, mas aproveitou o evento para apresentar outros vinhos interessantes.

Adriana Grasso e Gianni Gagliardo

Para começar, degustamos um vinho branco produzido com Uva Favorita, o Fallegro safra 2008, que é extremamente delicado, cor amarelo palha, aroma de flores do campo e teor alcoólico baixo, 11%. Ótimo como aperitivo ou para acompanhar refeições mais leves.

Nebbiolo Botiè 2006

Depois provamos um vinho tinto Langue Nebbiolo 2006, o Botiè.
Fico com água na boca só de lembrar!
Pronto para beber, aroma de especiarias e frutas vermelhas, sabor equilibrado e muito persistente.

Moscato Villa M 2008

Em um local separado, degustamos o vinho branco doce, Moscato Villa M safra de 2008. Primeiro somente o vinho e em seguida um coquetel preparado com ele e morangos. Gostei da combinação, pois a fruta deu um toque de acidez ao doce moscato.

Para terminar, fomos até o subsolo da cantina, na área reservada para o envelhecimento dos vinhos e provamos o carro chefe do produtor: Barolo.

Degustação de Barolo do produtor Gianni Gagliardo

O Barolo Canubbi 2005, apesar de jovem, estava pronto para beber, com aroma de especiarias e frutas vermelhas e taninos equilibrados. O Barolo Preve 2003, produzido com uvas de dois importantes vinhedos: o Lazzarito, em Serralunga d’Alba e o Serra dei Turchi, em La Morra, era mais intenso e persistente.

Saiba Mais
Alguns vinhos de Gianni Gagliardo estão disponíveis no Brasil. Eles são importados pela Enoteca Fasano.

Links
Enoteca Fasano: http://www.enotecafasano.com.br/
Gianni Gagliardo: http://www.gagliardo.it/
Gruppo Meregalli: http://www.meregalli.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso