Como Degustar um Vinho

Degustar é beber com atenção.
Uma avaliação correta de um vinho deve levar em conta três aspectos fundamentais: exame visual, exame olfativo e exame gustativo.

Exame Visual
Olhe o vinho, analise se existe algo errado com sua cor...


Exame Olfativo
Avalie e identifique os aromas (flores, frutas, madeira...), pois bons vinhos mudam de aroma com o passar dos minutos.
Alguns odores não são aceitáveis, como: vinagre (sinal de presença de Ácido Acético), rolha e ovo podre (característico do Ácido Sulfídrico).

Exame Gustativo
Coloque uma quantidade de vinho na boca e, sem engolir, sorva o ar, misture tudo, respire, engula e expire. Identifique em quais pontos da sua boca o vinho foi sentido e a duração do gosto.


Curiosidade
O tanino está associado principalmente ao vinho tinto e é reconhecido pela sensação de boca seca. A acidez está associada a vinhos tintos e brancos e é reconhecida pela sensação de boca salivando.

Vídeo
Está disponível no meu canal do YouTube parte de uma entrevista para a TV Ideal, com duração de 2 minutos e 48 segundos, onde explico como degustar um vinho:
http://br.youtube.com/watch?v=HYr6d8-4B8U

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

4 comentários:

  1. Anônimo disse...

    você é a enófila mais linda e inteligente que já lí  

  2. Anônimo disse...

    Cara Adriana. Sempre gostei de vinho, mas tomava apenas comuns.
    Agora procuro os finos. Quero me especializar justamente nos italianos.
    Contudo, moro na região amazônica. Onde moro não existem importadoras e nem fontes de consultas ou discussão.
    O problema é o que comprar. Estou sozinho nessa empreitada. Há outro complicador: tenho percebido a existência dum marketing meio malicioso, tendencioso, principalmente quanto ao vinho nacional. As fontes de pesquisa não são muito confiáveis.
    Descobri seu site e vejo que você é independente.
    Poderia me ajudar nessa empreitada? Conhece a Cellar? Os vinhos dali são bons?
    Vi em uma pesquisa que ela é a importadora que menos aumenta os preços e eu não queria gastar em média mais do que R$ 100,00 por garrafa. É possível achar vinhos italianos bons para o dia-a-dia por menos de R$ 50,00?
    Grato.
    Um grande abraço e parabéns pelo site.  

  3. Adriana Grasso disse...

    Gosto muito da Cellar. O catálogo tem ótimos produtores e bons preços.
    Também gosto dos vinhos Italianos da Decanter e da World Wine.
    Mas você precisa prestar muita atenção nas safras pois, as vezes, o vinho pode estar no seu fim de vida...
    Muitos vinhos brancos devem ser consumidos em no máximo 3 anos... Os tintos, algumas vezes, de 3 a 5 anos.
    Me preocupo um pouco com o transporte até a sua região... Se o importador não tomar cuidado, o calor durante a viagem pode mudar muito o vinho...
    É possível tomar bons vinhos Italianos por menos de 100 reais, mas por menos de 50, são poucos. Se você precisar de ajuda, me envie um email para adriana.grasso@uol.com.br, posso dar algumas sugestões.
    Um grande abraço e pode contar com minha colaboração.  

  4. Leonardo Soares disse...

    Olá Adriana, tenho uma dúvida em relação as taças para degustar o vinho. ou seja, taça para vinho branco e taça para vinho tinto. Pergunto: É apenas um detalhe de beleza no mise-en-place de mesa? Posso degustar ambos os vinhos em ambas as taças quando não estiverem a mesa? ou seja quando for apenas beber um vinho com alguém,não tenho as taças propriarmente para vinho tinto, poderei beber na taça de vinho branco? ou o importante é ter uma boa taça de cristal da linha sommelier ( oxford).  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso