Um Drink de Verão a Base de Moscato


Durante o período das festas de final de ano é muito comum as pessoas comprarem ou ganharem de presente vinhos espumantes tipo moscato, como o italiano Moscato d’Asti ou o Moscatel brasileiro.

Este vinho tem como característica ser adocicado e, geralmente, é servido para acompanhar sobremesas ou o tradicional panetone.
É um vinho que deve ser consumido ainda muito jovem, entre um ano no máximo, senão ele perde suas características aromáticas, que o tornam tão especial.

Para quem ainda tem algumas garrafas guardadas, vale uma dica de alternativa para servir o vinho.

Durante uma visita que fiz ao produtor Gianni Gagliardo, em La Morra, no Piemonte, em maio de 2009, eles estavam servindo o moscato, Villa M, em forma de drink na beira da piscina.

O drink é muito simples, basta ter em mãos:


moscato gelado


morangos bem maduros.

Em uma taça grande de dry Martini, coloque uma ou duas fatias de morango, as do meio da fruta de preferência, e complete com moscato até a metade da taça. Para decorar, use um morango inteiro colocado na lateral da taça e mais nada, o drink está pronto para ser servido!

















O Gianni explicou que a acidez do morango tira a sensação de doce do moscato e a combinação torna o drink bem agradável e pouco alcoólico, uma vez que o moscato possui em torno de 5% de álcool.

Eu experimentei e achei bem interessante!

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso