Sua Majestade Nebbiolo



A Nebbiolo é sem dúvida a mais nobre das uvas da região do Piemonte. Seu nome deriva de “neblina”, seja porque a uva amadurece tarde (quando as colinas já estão com as primeiras neblinas do Outono) ou pela cor da uva (com tonalidades cinza que, no conjunto, também lembram a neblina). As primeiras notícias de seu cultivo nesta região vêm dos anos 300. A uva dá o melhor de si na produção de vinhos de grande corpo e estrutura que, durante o envelhecimento, conseguem complexidade e elegância.

Existem vários vinhos produzidos com Uva Nebbiolo, mas devido a legislação italiana para a nomenclatura dos mesmos, não é possível descobrir a uva utilizada somente lendo o rótulo, pois nele é obrigatório constar somente a região de produção.

Para você ter uma idéia, relacionei os vários tipos de vinhos do Piemonte com Regulamentação de Origem Controlada pelo governo italiano (DOC e DOCG) e que levam a Uva Nebbiolo em sua produção.

Não se assuste, pois a lista é grande...



Seguem os detalhes e a região de cada um dos tipos:



Este vinho tem regulamentada uma versão Rose, o Albugnano Rosato, com graduação alcoólica mínima de 11% e é aconselhado para acompanhar refeições mais leves.



Maiores detalhes sobre o Barbaresco DOCG podem ser obtidos na postagem do dia 30 de março de 2009, Barbaresco – Vinho Típico do Piemonte http://vinhositalianos.blogspot.com/2009/03/barbaresco-vinho-tipico-do-piemonte.html









Além da tipologia apresentada, existem outras possibilidades para o Canevese, como: Barbera, Bianco e Rosato.



Existem outras possibilidades para o Colline Novaresi, como: Barbera, Bianco, Bonarda, Croatina e Vespolina.



Existem outras possibilidades para o Colline Saluzzesi, como: Quaglian e Quagliano Spumante.



Além da tipologia apresentada, existem outras possibilidades para o Coste della Sesia, como: Bianco, Bonarda, Croatina, Rosato e Vespolina.





Maiores detalhes sobre o Gattinara DOCG podem ser obtidos na postagem do dia 12 de março de 2009, Gattinara – Vinho Típico do Piemonte http://vinhositalianos.blogspot.com/2009/03/gattinara-vinho-tipico-do-piemonte.html





Além da tipologia apresentada, existem outras possibilidades regulamentadas para a região de Langhe, como: Arneis, Bianco, Chardonnay, Dolcetto, Favorita e Freisa.





Outras possibilidades regulamentadas para a região de Monferrato são: Bianco, Casalele, Chiaretto e Freisa.





Existem outras possibilidades regulamentadas para a região de Pinerolese, como: Barbera, Bonarda, Dolcetto, Doux D'Henry, Freisa, Rami e Rosato.



Outra possibilidade regulamentada para a região de Roero é o vinho branco produzido com uvas Arneis.



Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso