Guia Cantine d'Italia 2009



Foi lançado em março, o guia Cantine d’Italia 2009 da editora Go Wine. Um livro destinado ao turista do vinho.
Fiquei sabendo através do site tigguliovino. O artigo ressaltava aspectos interessantes do guia como:
. Relação de mais de 520 cantinas italianas que valem a pena serem conhecidas;
. Destaque para as 173 cantinas que obtiveram, pelo guia, um certificado de excelência em Enoturismo, avaliando-se os itens hospitalidade, informações disponíveis no Site e qualidade dos vinhos;
. Informações sobre a disponibilidade de visitar a cantina durante os finais de semana e possibilidade de aquisição de vinhos direto do produtor;
. Orientação para o leitor do que comprar em cada cantina: o vinho top, o que tem melhor relação qualidade-preço e o vinho interessante para ser conhecido;
. Restaurantes e Hotéis nas redondezas das cantinas
. Vinte e três mapas com as regiões onde ficam as cantinas selecionadas;

Depois de ler o artigo, fiquei muito curiosa e não tive dúvida, fui comprá-lo imediatamente para checar tudo isso.
É possível adquiri-lo fora da Itália via internet. Minha opção foi pelo site libreriauniversitaria.

Com o Guia em mãos fui avaliá-lo. Após uma primeira análise, tenho que dizer que fiquei um pouco decepcionada...

Achei tudo muito resumido. Para listar tantas cantinas eles tiraram informações que existiam nas versões anteriores como: a história do produtor, pontos turísticos interessantes perto das cantinas, produtos regionais e vinhedos para visitar.

Pretendo checar a utilidade neste novo formato nas próximas visitas aos produtores, mas, para ser sincera, como o intuito do Enoturismo é ligar o vinho à região, senti falta das informações que eles tiraram desta edição...

Links
http://www.tigulliovino.it/
http://www.libreriauniversitaria.it/

Autora: Adriana Grasso
contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso