Il Vino Novello 2009 è Arrivato

Desde o dia 06 de novembro de 2009, o Vinho Novello 2009 está à venda em toda a Itália:



A produção deste ano ficou 4% abaixo da do ano passado. Serão colocadas no mercado 9.163.455 garrafas de Novello, preparadas por 236 produtores da Itália.

O Novello é um vinho com uma sazonalidade muito marcante - é conhecido como o “Sabor do Início do Outono”.

Um grande cuidado deve ser tomado para não fazer confusão: VINHO NOVELLO NÃO É VINHO NOVO - ele nasce de forma diferenciada...

O vinho Novello, da forma como é conhecido hoje, foi inventado quase por acaso, na França. Em 1934, pesquisadores do Setor Agrícola estavam estudando uma forma de conservar os cachos de uvas frescas por um longo período de tempo. Entre os vários experimentos, havia um que deixava os cachos de uva sob uma camada de dióxido de carbono (gelo seco). Depois de algum tempo, os grãos de uva ficavam com um gosto frisante e agradável, mas não podiam mais ser comercializadas como uvas frescas.
Eles decidiram, então, espremer as uvas e produzir um vinho.
Os primeiros produtores que vinificaram este tipo de vinho eram da região de Beaujolais, na França, e foi ela que deu o nome ao vinho recém-criado.

As principais características do Nouveau e do Novello são: vinho fácil de beber, pouco tanino, baixo teor alcoólico e aroma bastante frutado.

Na Itália, este tipo de vinificação foi introduzido em 1975, na Toscana, por Giacommo Tachis, enólogo da Vinícola Marchesi di Antinori.

Diferenças entre Beaujolais Nouveau e Novello Italiano

Na Enologia Italiana, os Novellos podem ser produzidos em todo o País, usando diferentes tipos de uva, que oferecem ao consumidor vinhos um pouco diferentes em características organolépticas. As uvas mais utilizadas são: Aglianico, Cannonau, Barbera, Merlot, Nero D’Avola, Corvina, Refosco, Cabernet Sauvignon e Sangiovese.
A lei que regulamenta este tipo de vinho na Itália, datada de 06 de outubro de 1989, obriga que, no mínimo, 30% do vinho seja feito com a técnica de Maceração Carbônica na uva inteira.

No caso do Nouveau, a zona de produção é restrita à região de Beaujolais e a uva utilizada deve ser a Gamay.

Devido às suas características, este tipo de vinho deve ser consumido entre seis meses e um ano.

Saiba Mais
Para mais informações sobre o processo de Maceração Carbônica, veja a postagem publicada no dia 06 de novembro de 2009 deste Blog, sob o título Vinho Novello e o Processo de Maceração Carbônica, (http://vinhositalianos.blogspot.com/2009/11/vinho-novello-e-o-processo-de-maceracao.html).

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Eles seriam primos do IceWine na alternativa de viníficação ?  

  2. Adriana Grasso disse...

    Vou pesquisar os detalhes da vinificação do IceWine e depois respondo.
    Atenciosamente,
    Adriana Grasso  


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso