Grappas Especiais

Uma boa grappa depende, principalmente, da qualidade do bagaço das uvas utilizadas e da habilidade do destilador. A figura do responsável pela destilação, que em italiano recebe o nome de mastro distillatore, é tão importante, que por norma, é permitido colocar seu nome do rótulo da grappa.

Já tive oportunidade de provar algumas grappas memoráveis. Algumas eu adquiri em minhas visitas às destilarias italianas, outras degustei no Salão Internacional do Vinho e Destilado, Vinitaly, que acontece anualmente em Verona.



Segue a lista de algumas grappas que me agradaram muito.

Grappa Sule Orsolani



Esta grappa é feita com Uvas Erbaluce cultivadas em Caluso, no Piemonte. Depois de um processo de secagem para gerar uvas passas, elas são primeiramente usadas na produção de um vinho de sobremesa. O bagaço remanescente é pressionado novamente e utilizado nesta grappa. Depois de pronta, ela passa por um longo período de envelhecimento em barris de carvalho.
DIVINA!

Grappa of Amarone Barrique Bonollo



Esta grappa é o resultado da destilação do bagaço das uvas passas, Corvina, Rondinella e Molinara, usadas na produção do vinho Amarone. Ela envelhece em pequenos barris carvalho, atingindo plena maturidade e maciez.
Resultado: uma grappa agradável no palato e rica em termos de aroma.
MEMORÁVEL!

Grappa di Barolo Montanaro



Grappa obtida de bagaços selecionados provenientes de Uvas Nebbiolo utilizadas na produção de Barolo. Depois de destilada, passa por um período de envelhecimento em barris de carvalho.
Resultado: Uma grappa suave, com aroma e sabor inconfundível.
MUITO BOA!

Grappa di Dolcetto Barile



A altíssima qualidade desta grappa é garantida pela utilização de bagaço de Uva Dolcetto muito frescas e pouco espremida. Sua destilação ocorre muito lentamente e ela passa depois por um longo envelhecimento barris de carvalho.
EXCEPCIONAL!

Importante
Somente destilados de bagaço de uva produzidos na Itália podem ser chamados de grappa.

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso