Turismo do Vinho - Região do Valpolicella

Em postagem anterior, prometi relatar algumas viagens que fiz em regiões vinícolas italianas.
Começarei por Valpolicella, no Veneto.



Partindo de Verona, passamos por Sant’Ambrogio di Valpolicella, San Pietro in Cariano e fomos para a cidade que usei como base, Fumane.
Em Fumane, visitamos a Azienda Agricola Allegrini situada na Via Giare 9/11. Para conhecer a cantina é necessário agendar por telefone: (+39) 045 6832060. O lugar é encantador mas, como chegamos perto do horário do almoço, a visita foi curta (hora do almoço é sagrada na Itália!).
O próximo destino em Fumane foi a Enoteca della Valpolicella (Via Osan, 45) que fica entre vinhedos numa antiga propriedade rural completamente restaurada. O local possui atmosfera rústica, um cardápio com pratos típicos e uma carta de vinhos muito especial com espaço para pequenos produtores locais. Fizemos, na ocasião, uma degustação horizontal de Amarone 1997.



Saindo de Fumane passamos por Marano di Valpolicella, um dos lugares mais bonitos da região, e de lá fomos para Negrar, na Azienda Agricola Villa Spinosa (Via Jago dall’Ora, 13).
Na Villa Spinosa, fomos recebidos pelo proprietário, Enrico Cascella Spinosa, que mostrou a cantina e explicou o processo de produção dos vinhos, principalmente do Amorone.



Visitamos também sua belíssima propriedade.



Naquela época (dezembro de 2003) eles não possuíam a ótima infra-estrutura de hospedagem que existe hoje.
Após esta visita, retornamos para a Enoteca della Valpolicella. Além do restaurante, eles possuem alguns simpáticos e bem estruturados quartos separados do local, onde é possível se hospedar. Jantamos e passamos a noite lá, embalados por vinhedos, ótimos pratos, aquele friozinho e muito Amarone, é claro!

Curiosidade
Degustação horizontal é feita com vinhos de diferentes produtores, mas todos da mesma safra.
A Villa Spinosa, em Negrar, oferece atualmente várias opções passeios e hospedagem.

Links
Turismo Valpolicella: http://www.stradadelvinovalpolicella.it/
Turismo Valpolicella: http://www.stradadelvalpolicella.com/
Produtor Allegrini: http://www.allegrini.it/
Villa Spinosa: http://www.villaspinosa.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso