Já percorri a região do Chianti , na Toscana, várias vezes, mas não me canso de voltar lá...
O lugar é encantador e cheio de surpresas!
Fiz um dos passeios pelo local com a chef de cozinha e conhecedora de vinhos, Gabriela Monteleone, a convite da Tenuta Sassoregale e da Fattoria Pile e Lamole, produtora dos vinhos Lamole di Lamole.



Estávamos hospedadas em Siena. Partindo de lá percorremos 30 km até nossa primeira parada: Villa Vistarenni, localizada entre as cidades de Radda e Gaiole in Chianti.



A Vila foi erguida no século XVII e domina o alto da colina que se situa a 500 m do nível do mar. Ela fica numa magnífica região rodeada de vinhedos.



Dentro da propriedade existe um museu e uma cantina histórica.



O subterrâneo desta cantina fica numa rocha escavada, formando um local ideal para o vinho envelhecer.

Na época da nossa visita (novembro de 2005) a Villa Vistarenni não funcionava como hotel; hoje eles criaram um complexo turístico com várias opções de hospedagem.

Seguimos depois para Greve em Chianti. Fizemos uma pausa para almoçar no Restaurante Enoteca: Ristoro di Lamole, onde degustamos vinhos Sassoregale e Lamole di Lamole e saboreamos uma maravilhosa Bisteca Fiorentina.



À tarde, fomos visitar a Fattoria Pile e Lamole.



Começamos pela bem montada cantina, passamos pela produção do Vin Santo e fomos conhecer o mais famoso vinhedo do local: o Campolungo.



O enólogo Ugo Pagliai gentilmente nos acompanhou em todos os lugares.
No fim do dia, ele recebeu a notícia de que o primeiro lote de óleo de oliva estava pronto. Voltamos para a Villa Vistarenni e provamos pão toscano sem sal regado com óleo de oliva recém produzido. Para acompanhar, Ugo foi buscar diretamente do tonel um pouco de Chianti 2005 que havia acabado de fermentar.
Simplesmente divino!

Links
Tenuta Sassoregale: http://www.tenutasassoregale.com/
Fattoria Lamole di Lamole: http://www.lamole.com/
Villa Vistarenni: http://www.villavistarenni.com/
Enoteca Ristoro di Lamole: http://www.ristorodilamole.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0 comentários:


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso