Sua Majestade Nebbiolo



A Nebbiolo é sem dúvida a mais nobre das uvas da região do Piemonte. Seu nome deriva de “neblina”, seja porque a uva amadurece tarde (quando as colinas já estão com as primeiras neblinas do Outono) ou pela cor da uva (com tonalidades cinza que, no conjunto, também lembram a neblina). As primeiras notícias de seu cultivo nesta região vêm dos anos 300. A uva dá o melhor de si na produção de vinhos de grande corpo e estrutura que, durante o envelhecimento, conseguem complexidade e elegância.

Existem vários vinhos produzidos com Uva Nebbiolo, mas devido a legislação italiana para a nomenclatura dos mesmos, não é possível descobrir a uva utilizada somente lendo o rótulo, pois nele é obrigatório constar somente a região de produção.

Para você ter uma idéia, relacionei os vários tipos de vinhos do Piemonte com Regulamentação de Origem Controlada pelo governo italiano (DOC e DOCG) e que levam a Uva Nebbiolo em sua produção.

Não se assuste, pois a lista é grande...



Seguem os detalhes e a região de cada um dos tipos:



Este vinho tem regulamentada uma versão Rose, o Albugnano Rosato, com graduação alcoólica mínima de 11% e é aconselhado para acompanhar refeições mais leves.



Maiores detalhes sobre o Barbaresco DOCG podem ser obtidos na postagem do dia 30 de março de 2009, Barbaresco – Vinho Típico do Piemonte http://vinhositalianos.blogspot.com/2009/03/barbaresco-vinho-tipico-do-piemonte.html









Além da tipologia apresentada, existem outras possibilidades para o Canevese, como: Barbera, Bianco e Rosato.



Existem outras possibilidades para o Colline Novaresi, como: Barbera, Bianco, Bonarda, Croatina e Vespolina.



Existem outras possibilidades para o Colline Saluzzesi, como: Quaglian e Quagliano Spumante.



Além da tipologia apresentada, existem outras possibilidades para o Coste della Sesia, como: Bianco, Bonarda, Croatina, Rosato e Vespolina.





Maiores detalhes sobre o Gattinara DOCG podem ser obtidos na postagem do dia 12 de março de 2009, Gattinara – Vinho Típico do Piemonte http://vinhositalianos.blogspot.com/2009/03/gattinara-vinho-tipico-do-piemonte.html





Além da tipologia apresentada, existem outras possibilidades regulamentadas para a região de Langhe, como: Arneis, Bianco, Chardonnay, Dolcetto, Favorita e Freisa.





Outras possibilidades regulamentadas para a região de Monferrato são: Bianco, Casalele, Chiaretto e Freisa.





Existem outras possibilidades regulamentadas para a região de Pinerolese, como: Barbera, Bonarda, Dolcetto, Doux D'Henry, Freisa, Rami e Rosato.



Outra possibilidade regulamentada para a região de Roero é o vinho branco produzido com uvas Arneis.



Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

Capichera Assajè IGT Sardegna



Experimentei o vinho tinto Capichera Assajè IGT Sardegna 2006 por indicação da Enoteca La Mia Crota, localizada na cidade piemontesa de Biella, na Itália.
Fiquei impressionada com o Assajè; ele possui cor vermelho rubi com reflexos violeta, uma vasta gama de aromas, que vão de eucalipto e rosas a frutas vermelhas e especiarias. Na boca é extremamente equilibrado. O vinho é produzido somente com Uvas Carignano e não passa por envelhecimento em madeira.
Também me encantou a filosofia de trabalho dos produtores. Desde o início dos anos 70, a cantina Capichera tem como objetivo produzir vinhos elegantes, de nível internacional, utilizando exclusivamente vinhedos autóctones da Sardegna em pureza e que mantenham as características da uva e do ambiente.
Isto pode parecer comum nos dias de hoje, mas para a época era uma meta arrojada e inovadora.
Para conseguir bons resultados, os vinhedos foram cuidadosamente selecionados e conduzidos para obter o máximo de qualidade e de tipicidade.
Segundo os proprietários, respeitar a tradição não significa ficar parado no passado, mas estar à altura de poder transmitir com seus próprios produtos a sensação da natureza do local, desfrutando o que há de mais moderno em tecnologia.

Sobre a Uva Carignano



É uma uva de origem incerta. Algumas teses falam que ela foi introduzida na região pela Espanha, França ou Tunísia e devido à sua resistência a climas com ventos fortes e escaldantes, ela se deu muito bem na Sardegna.
É neste terreno particular, cheio de pedras, com ventos quentes provenientes do mar que o vinhedo de Carignano cresce enriquecendo-se de aromas intensos e persistentes.

Links
Capichera: http://www.capichera.it/
La Mia Crota: http://www.lamiacrota.it/

Autora: Adriana Grasso
ontato: adriana.grasso@uol.com.br

Na quinta-feira passada, eu bebi um Cerasuolo di Vittoria DOCG 2007 do produtor Planeta. Já havia experimentado este vinho durante um dos Vinitaly que participei, mas ele não tinha chamado tanto a minha atenção. Adoro quando abro uma garrafa, sem tantas expectativas e me surpreendo. E foi o que aconteceu com o Cerasuolo di Vittoria. Ele agradou a mim e a todos que me acompanhavam. Resolvi então, pesquisar um pouco mais sobre ele e escrever uma postagem.



Características
Uvas utilizadas: Nero d’Avola (50% a 70%) e Frappato (30% a 50%).
Vinho tinto de cor cereja e nuances violetas. Aroma floreal e frutado.
O sabor é seco, pleno e aveludado.
Costuma apresentar teor alcoólico elevado (14 %).
Deve ser consumido em quatro ou cinco anos da safra.

Sobre a Uva Nero d’Avola
Também é conhecido com o nome de “calabrese”, talvez pela antiga proveniência da uva ou, mais provavelmente, seja uma tradução errada do dialeto siciliano ("cala" significa uva e "aulisi" indica a região de Avola que fica na província de Siracusa).
O Nero d’Avola é conhecido como "O Príncipe da Viticultura Siciliana" e atualmente é um dos vinhedos mais difundidos na região. No passado, esta uva era utilizada para corte, inclusive sendo bastante exportada para a França.
Possui elevada quantidade de açúcar e acidez na medida certa produzindo vinhos perfumados, frutados e robustos.

Sobre a Uva Frappato
Esta variedade autóctone, conhecida desde século VXIII, pode ter origem na província de Ragusa e Siracusa, na Sicília. Outros defendem que ele foi introduzido a partir da Espanha. A Uva Frappato é muito comum na Sicília, em particular na zona de Vittoria. Sua colheita ocorre no início de setembro e dá um vinho de grande sabor com notas de cereja e romã. É uma das bases do Cerasuolo di Vittoria e faz parte, também, da especificação do Eloro DOC, nero d'avola e/ou frappato e/ou pignatello (90%-100%).

Sugestão de Vinho
O Cerasuolo di Vittoria DOCG 2007 do produtor Planeta, está fantástico. É uma explosão de aromas (principalmente floreais) e ele está extremamente equilibrado na boca.
Imperdível!

Saiba Mais
O Cerasuolo di Vittoria possui DOCG desde 2005. Ele é comercializado também na versão Clássico, que passa por um envelhecimento, de no mínimo, oito meses.

As melhores safras do Cerasuolo di Vittoria nos últimos anos foram: 1997, 2001 e 2007. Quem tiver oportunidade, pode experimentar a safra de 2007 que ainda encontra-se a venda e está pronta para beber.

Galeria de Fotos
Conheça algumas cidades nos arredores de Vittoria, na Sicília.

RagusaRagusaCatania - AcirealeCaltanissetta











Links
Planeta: http://www.planeta.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

Galeria de Fotos - Monferrato

A última vez que visitei Monferrato era Outono, já havia gostado, mas a magia da Primavera me deixou ainda mais encantada por esta Região do Piemonte.
Seguem algumas fotos.

Região de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - PiemonteRegião de Monferrato - Piemonte







Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br

Petit Rouge é uma uva autóctone usada na produção de alguns tipos de vinho tinto na região do Valle d'Aosta, que fica no Norte da Itália e faz fronteira com a França e a Suíça.



Características
Uvas utilizadas: Petit Rouge (entre 70% e 85%) com outras uvas tintas da região
Vinho tinto de cor vermelha rubi tendendo ao granada com o envelhecimento. Aroma de rosas selvagens e notas de amêndoas
O sabor é seco, aveludado e ligeiramente tânico
Teor alcoólico mediano (12-13%)
Geralmente, pode ser consumido em até oito anos da safra

Sobre a Uva Petit Rouge
Esta variedade é uma das mais utilizadas em todo o centro do Valle d’Aosta, de Saint-Vincent e de Arvier. Existem relatos de sua produção datados do século XIX.
Seus vinhedos são cultivados nas encostas das íngremes montanhas do vale, em altitudes que chegam a 750 m acima do nível do mar.



Devido às características do terreno, sua produção é muito pequena.

Sugestão de Vinho
Degustei o Valle d’Aosta Torrette Superiore 2006, do produtor Didier Gerbelle, que está na lista dos 100 Melhores Vinhos Italianos de 2008 de Papillon. Vinho de preço razoável e muito equilibrado na boca. Outros produtores, como Anselmet e Di Barrò, também conseguem bons resultados.

Saiba Mais
A Uva Petit Rouge é usada na produção dos seguintes DOC: Valle d'Aosta (mínimo 85%); Torrente (mínimo 70%) e Chambave Rosso (entre 60% e 75%). Destes o mais importante e de melhor qualidade é o Torrente.

Curiosidade
No Valle d’Aosta, nas proximidades de Morgex, encontram-se os vinhedos mais altos da Europa.

Galeria de Fotos
Conheça um pouco desta bela região da Itália.

Valle d'AostaValle d'AostaValle d'AostaValle d'Aosta: Castello di Fenis










Links
Anselmet: http://www.maisonanselmet.vievini.it/
Di Barrò: http://www.dibarro.vievini.it/

Autora: Adriana Grasso
Contato: adriana.grasso@uol.com.br


 

Vinhos Italianos por Adriana Grasso